Amarante acolhe um inédito ciclo de cinema de Direitos Humanos, a nível nacional, entre os dias 10 e 24 de novembro, numa organização da Associação Grande Coisa, o Município de Amarante e o Cineclube de Amarante.
O evento tem como principal objetivo alertar para o “atual retrocesso civilizacional como resultados dos conflitos bélicos, das desordens territoriais, das desigualdades sociais e das alterações climáticas, cada vez mais aguadas”, refere a entidade promotora.
O programa compreende a exibição de filmes, mesas redondas e ainda uma exposição fotográfica do galardoado fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado. As atividades são todas gratuitas e acontecem em três domingos consecutivos: 10, 17 e 24 de novembro. Sempre com início às 16:00.
Assim, a 10 de novembro, será exibido o filme “O Outro Lado da Esperança” de Aki kaurismäki, no Cinema Teixeira de Pascoaes, com a presença do premiado realizador, seguido de conversa.
A 17 de novembro de 2014, o Cinema Teixeira de Pascoaes exibe “Eu Capitão” de Matteo Garreone. Segue-se conversa com a médica humanitária na Human Borders, Ana Paula Cruz.
No último domingo da iniciativa, a 24 de novembro, “O Sal da Terra” de Wim Wenders e Juliano Salgado é exibido no Amarante Cine-Teatro, seguido de mesa redonda com João Joanaz de Melo, Engenheiro do Ambiente, Professor Associado na Universidade Nova de Lisboa e fundador do GEOTA (grupo de estudos de ordenamento do território e ambiente) e Lígia Carvalho Abreu, Jurista e Professora Associada na Universidade Lusófona.
A 9 de novembro, sábado, pelas 17:00, a Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, recebe a inauguração da exposição de fotografia: “O olhar de Sebastião
Salgado. Ecos de Êxodos”, que contará com a participação da Associação Grande Coisa. A mostra estará patente até 30 de novembro.