PAREDES: Já abriu a IV Feira da Saúde Jovem sobre a “Saúde Digital” [C/AUDIO]

O Centro Cultural de Paredes recebe, de 3 a 5 de abril, a IV Feira da Saúde Jovem. A “Saúde Digital” é o tema do certame que conta com três dezenas de expositores e um conjunto de outras iniciativas onde se incluem workshops, palestras e rastreios.

A organização pretende debater e alertar para as consequências mentais e físicas do uso excessivo de telemóveis, nomeadamente nas crianças e jovens.

“O objetivo é tentar envolver e alertar os jovens para um conjunto de problemas que resultam muito do digital, em termos visuais, auditivos, a questão psicológica e a parte da saúde mental associada à dependência dos ecrãs. Para isso contamos contamos com a cooperação das escolas e dos clubes de saúde que existem nessas mesmas escolas, a par de um conjunto de profissionais que nos dão aqui algum apoio em termos de palestras sobre este tema”, explica Paulo Silva, vereador com os pelouros da educação e saúde da Câmara Municipal de Paredes.

As palestras sobre “Telemóvel e Ansiedade: Porque nos prende tanto?” e “Visão na Era Digital: Como proteger os Olhos no Mundo da Tecnologia”, bem como a abordagem à nutrição são algumas das iniciativas previstas para os visitantes.

“Normalmente a dependência dos ecrãs acaba por ter efeitos adversos em muitos dos jovens devido a uma vida mais sedentária e, portanto, a ideia é em conjunto com as escolas e com as pessoas que estão mais despertas para essa temática, envolvermos alunos e pô-los a pensar sobre isso e também conhecer as ofertas que existem aqui em Paredes para toda uma área da saúde”, acrescenta.

Das várias iniciativas destaca-se, no dia 4 de abril, sexta-feira, às 16:00, o workshop de “Cyberbulling e Cibersegurança” dinamizado por um inspetor da Polícia Judiciária (PJ).

“Muitos problemas de saúde mental advêm de crimes que são praticados através da internet e fazem com muitos jovens acabem por ficar em casa e se isolem. Esta também é uma forma de sensibilizar mais uma vez para estes perigos e tentar evitar que possam ocorrer problemas graves a todos os níveis”, frisa.

A Feira da Saúde Jovem tem entrada gratuita e é aberta ao público escolar e à comunidade em geral.

Partilhar