A área do “Parque Liberdade”, na cidade de Marco de Canaveses, vai triplicar com a construção da segunda fase. O projeto foi apresentado no dia 31 de março, a data de comemoração do 173º aniversário da fundação do concelho.
A obra compreende um investimento de 2,3 milhões de euros, de forma a permitir que a área do parque passe a totalizar 4,4 hectares, em comparação com os 1,5 hectares de que dispõe atualmente.
Com a segunda fase da obra, o Parque Liberdade terá a sua rede de percursos alargada, passando a totalizar mais de 2,7 quilómetros, e nove entradas, ligadas à malha urbana circundante. Vão também ser criados novos espaços para lazer, desporto, piquenique, recreio infantil e eventos e será aproveitada a arborização existente para a criação de vários espaços de sombra no parque.
“Temos orgulho em poder contribuir para o desenvolvimento do concelho e para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável, ou seja, nós estamos a trabalhar para uma cidade que seja ela sustentável, com espaços verdes, que melhorem a qualidade de vida daqueles que cá moram, daqueles que nos procuram e, nomeadamente algumas das áreas mais vulneráveis, como é o caso dos idosos e das crianças”, diz Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.
“Esta segunda fase do parque é quase o dobro da área da primeira e é um investimento da câmara municipal que acaba por acompanhar também o desenvolvimento da cidade e, por isso, foi pensado minuciosamente para dar qualidade de vida aos cidadãos”, acrescenta.
Recorde-se que a 1.ª fase do Parque Liberdade foi inaugurada a 25 de abril de 2024 e representou um investimento da Câmara Municipal de 1,2 milhões de euros. Nas duas fases do parque será realizado um investimento total de 3,5 milhões de euros. O projeto do Parque Liberdade é da autoria do arquiteto marcoense Sérgio Pinto.