A tradição da Via Sacra será revivida, a 12 de abril, na paróquia de Santiago de Piães, no concelho de Cinfães, numa cerimónia que irá envolver a comunidade paroquial e o movimento associativo.
Vivenciar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo é o objetivo principal da Via Sacra, como refere o diácono permanente, Marco Cardoso.
“A própria Via Sacra em si está inserida nos últimos momentos da vida de Cristo, desde o julgamento de Pilatos, até ao sepultamento. Esta é constituída por 14 estações, no qual serão meditados peregrinos da esperança, conforme o Papa Francisco intitulou, para este ano jubilar”, afirmou.
“O intuito desta Via Sacra é podermos viver a dimensão da fé, discernir e congregar a comunidade num único ponto”, acrescentou.
A Via Sacra terá a participação de todos os grupos da comunidade de Santiago de Piães, como a banda filarmónica de Santo António de Piães, o Grupo Pérola do Campo de Sanfins, o Rancho Folclórico de Vilar da Arca, o Grupo Coral Jovem Obrigado Senhor, o grupo de jovens, a catequese os Ministros da Comunhão e as Zeladoras.
Segundo Marco Cardoso, cada associação ou grupo será responsável pela meditação de uma estação da via Sacra, a exemplo daquilo que acontece no Vaticano.
“Esta Via Sacra está à imagem daquela que é realizada, em Roma. Uma associação levará a cruz, transportando-a para a próxima estação, onde estará o grupo da catequese. Esta depois transportará a cruz para outra estação, na qual estará lá outro grupo de movimento paroquial. Foi esta a imagem da Via Sacra de Roma que nós quisemos passar para a nossa comunidade, porque a Semana Santa, em Santiago de Piães, é vivida com muito fervor”, explicou.
O diácono Marco Cardoso, admite que o envolvimento do associativismo e grupos locais confere uma maior dimensão a esta solenidade, dando o exemplo do ano passado.
“No ano passado conseguimos ter uma forte dimensão populacional e houve momentos fortes, marcantes de emoção, de entrega espiritual e de fé. Foi um momento único e voltamos a repetir, este ano, já com uma maior dimensão , participação e envolvência”, frisou.
“A Via Sacra é o momento de abrirmos ainda com maior fervor e solenidade a Semana Santa. No ano passado conseguimos colocar todas as pessoas nesta vivência de fé e marcante da Páscoa, e Santiago de Piães tem a grande vantagem de ser uma comunidade que vive muito a sua fé”, disse.
A paróquia de São Cristóvão de Nogueira também não ficará à margem destas celebrações, como refere Marco Cardoso.
“Este ano teremos a Vigília Pascal nessa comunidade, que nos transporta, sobretudo, para a Ressurreição de Cristo, para o Domingo de Páscoa e para a saída das cruzes, que é lindíssimo”, referiu.
A Via Sacra, em Santiago de Piães, tem início agendado para as 21:00 e vai contar com a presença de representantes do município de Cinfães.