CASTELO DE PAIVA: ‘Feira do Século XIX’ da ADEP chega à 25ª edição [C/AUDIO]

A ‘Feira do Século XIX’ regressa, no próximo fim de semana, ao Parque das Tílias, em Castelo de Paiva, numa organização da Associação de Defesa do Património Histórico e Cultural (ADEP).

O evento, que segue para a 25ª edição, traduz a vivência rural dos antepassados através da comercialização de produtos agrícolas, na presença de diversos artífices e na venda de artesanato regional, animais domésticos e mostra de utensílios.

“Estamos a fazer todos os esforços para que este evento nos leve a uma reedição daqueles dias de feira coloridos, com muita participação, que nos trazem à memória a vivência de umas décadas atrás, a vivência dos paivenses e da população de concelhos limítrofes”, diz o presidente da ADEP, Martinho Rocha.

O responsável máximo da associação, fundada em agosto de 1980, eleva a fasquia para esta 25ª edição e promete um programa de animação que recria os “grandes dias” de feira do século XIX no Parque das Tílias.

“No sábado, o ponto alto será à noite, com um baile à moda antiga, com uma orquestra tradicional de Nespereira, um baile que as pessoas dão muito valor. Haverá magusto, e rusgas, com vários grupos participantes. Estará presente o Coro dos Mineiros do Pejão, com as suas lanternas, as Camponesas de Real, e outros convidados. Portanto, a noite vai ser muito animada”.

O programa principal começa com abertura da feira, e animação assegurada com folclore e atividades etnográficas, uma prova de sabores e a demonstração de algumas das valências da ADEP, designadamente o museu “Primeiras Artes” e a “Casa do Engenho”.

Partilhar