O Município de Baião, através do pelouro da Juventude, lançou a edição de 2025 do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), um projeto que visa envolver os jovens do concelho na definição de prioridades locais.
Esta iniciativa permite aos jovens residentes no concelho de Baião serem “protagonistas” no processo de decisão sobre o destino de recursos públicos.
Destinado a todos os cidadãos entre os 15 e os 30 anos, residentes no concelho, o OPJ é um programa que possibilita aos jovens apresentarem as suas ideias e projetos em áreas como o Ambiente e Sustentabilidade, a Educação, a Cultura, o Desporto e a Saúde.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião e responsável pelo Pelouro da Juventude, Filipe Fonseca, destaca a importância do OPJ como uma ferramenta de cidadania ativa, uma vez que “é um desafio à criatividade e ao pensamento crítico dos jovens e uma oportunidade para contribuírem ativamente para o bem comum, num processo democrático, aberto e transparente.”
“É fundamental que os jovens de Baião agarrem esta oportunidade de contribuir para a sua comunidade. Estamos à espera das suas ideias, visões de futuro e projetos inovadores que irão marcar a diferença. Apelamos a todos os jovens de Baião que se envolvam, apresentem as suas ideias e sejam parte integrante na construção de um concelho mais justo e inovador”, acrescentou.
Os jovens podem participar individualmente ou em grupos de até cinco elementos. Para submeter propostas, é necessário preencher um formulário próprio, que estará disponível a partir de 1 de fevereiro, no site da Câmara Municipal (www.cm-baiao.pt) e entregá-lo por uma das seguintes vias:
As propostas devem ser específicas, bem delimitadas em termos de execução e orçamento, e enquadradas nas competências da Câmara Municipal de Baião.
O limite orçamental é de 11 mil euros (acrescido de IVA), no entanto, Câmara Municipal poderá reforçar este valor, caso exista disponibilidade orçamental e interesse público justificado.
Não são admitidas propostas que ultrapassem o orçamento definido, contrariem planos municipais ou tenham caráter político ou religioso.
A votação decorrerá entre 1 e 31 de maio de 2025 e podem participar na votação todos os cidadãos jovens residentes no concelho de Baião, com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos, desde que comprovem a sua identidade e residência.