A obra de requalificação da Estrada Nacional (EN) 304-3, no concelho de Baião, foi inaugurada nesta terça-feira pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
A intervenção envolveu um investimento superior a 1,6 milhões de euros em resultado de um protocolo de cooperação com a Infraestruturas de Portugal (IP) e foi realizada ao longo de um troço de 16 km passando pelas freguesias da Teixeira e Teixeiró, Gestaçô e Santa Marinha do Zêzere.
O ministro reconheceu a importância desta obra no quadro das acessibilidades para as populações e o desenvolvimento local.
“É uma de muitas vias importantes que temos de inaugurar e, portanto, é uma obra que vem do anterior governo e isso tem que ser sinalizado sem qualquer tipo de preconceito e dizer que é com gosto que vimos fazer estas inaugurações, que servem as populações”.
“Esta é uma obra paradigmática, que há muitos anos tinha sido feita a transferência dominial, mas não tinham sido feitas as consequentes obras necessárias para depois o município fazer a gestão do equipamento”, referiu.
A inauguração representou o culminar de um longo processo que se arrastou por mais de 18 anos. Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, a requalificação desta via que atravessa três freguesias do concelho é resultado de “muita perseverança”.
“Era uma obra que deveria estar construída em 2005, mas por questões burocráticas não foi possível. Hoje o que importa é dizer que estamos muito satisfeitos porque ao fim destes anos todos, de muita perseverança, de muita luta, de muitos contactos, de desfazer um nó burocrático imenso, foi possível chegarmos a este desfecho”, realçou o autarca.
“Para o Estado o valor de 1,6 milhões de euros não é muito, mas para a dimensão de um município como nosso é substancial. Hoje é claramente um dia de festa”, afirmou.
Na cerimónia de inauguração marcaram a presença os membros de Executivo Municipal, o presidente da Assembleia Municipal e presidentes de Junta de Freguesia.