AMARANTE: Especialistas debateram a importância de práticas responsáveis na gestão das finanças pessoais e sustentabilidade [C/AUDIO]

A conferência “Literacia Financeira e Consumo Consciente: Como Construir um Futuro Sustentável”, promovida pelo Centro Autárquico ao Consumidor (CIAC) do Município de Amarante, juntou alunos das escolas do concelho e da universidade sénior, esta terça-feira, no Amarante Cine-Teatro.

As vertentes preventiva e de capacitação dos consumidores é um trabalho que a associação desenvolve há vários anos, refere o coordenador da DECO Regiões, André Regueiro.

“A DECO há muitos anos que desenvolve este trabalho no âmbito da proteção financeira dos consumidores, ao nível do sobre-endividamento e na gestão do seu orçamento familiar, como também na capacitação, ou seja, na vertente preventiva. Portanto,  temos um programa especial que trabalha esta vertente nos mais diferentes públicos, desde as escolas até às universidades seniores. Este é um trabalho que não tem fim, é um trabalho de grande continuidade e cada vez mais valorizado pelos consumidores de todas as idades”, explicou.

O responsável aponta os efeitos da instabilidade nacional e internacional como um dos maiores desafios para os consumidores.

“Os desafios prendem-se naturalmente com o contexto que vivemos, quer a nível nacional, europeu e mundial, e a grande instabilidade que daí advém, seja no valor da energia que temos que pagar para ter a nossa casa confortável, quer no valor das habitações e, portanto, tudo isso contribui para um desajustado orçamento familiar e, no médio ou curto prazo, provocar situações de sobre-endividamento. É isso que pretendemos evitar, procurando ter um conhecimento muito alargado das medidas que existem”, acrescenta.

A conferência “Literacia Financeira e Consumo Consciente: Como Construir um Futuro Sustentável” encerrou as comemorações do Dia Mundial do Consumidor e do 10º Aniversário do Centro Autárquico ao Consumidor (CIAC) do Município de Amarante, que decorreram ao longo do mês de março, assinalou a vice-presidente e vereadora com o pelouro da defesa do consumidor, Rita Marinho Batista.

“Durante este mês nós preparamos uma série de atividades para disponibilizarmos aos nossos municípios e às pessoas que nos queiram visitar. Nós temos o apoio de vários projetos que nos acompanham ao longo dos anos e que fazem com que todos juntos consigamos chegar a um público cada vez mais abrangente e responder aos problemas das populações, “afirmou.

A iniciativa teve o apoio do Tribunal Arbitral (TRIAVE), da DECO e da Direção-Geral do Consumidor.

Partilhar