O Marco 09 avançou com uma queixa formal para o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), contestando a utilização de dois jogadores do SC Salgueiros, na vitória, por 3-2, no passado domingo, 23 de março, em Cinfães.
A partida em questão, referente à 16.ª jornada da Série B do Campeonato de Portugal, teve o seu início a 26 de janeiro, mas foi interrompida aos 25 minutos, devido a condições climatéricas adversas. O jogo foi retomado no domingo, e é neste contexto que surge a polémica.
O Marco 09 alega que o SC Salgueiros utilizou de forma irregular o lateral-direito Ruca Morgado e o médio André Dias, argumentando que estes jogadores foram inscritos pelo clube após a data inicial do jogo, a 26 de janeiro.
O regulamento do Campeonato de Portugal, no artigo 27.º, ponto 7, estabelece que “o tempo de jogo em falta completa-se com os mesmos jogadores que constavam da ficha técnica”. Já no ponto 8, determina que “os jogadores apenas podem ser substituídos por motivo de lesão e/ou nos casos de cedência/transferência a outros clubes”. No entanto, não há referência explícita à possibilidade de utilização de atletas inscritos após a data original da partida.
O Marco 09 interpreta esta omissão como uma infração, defendendo que André Dias e Ruca Morgado não poderiam ter constado na ficha técnica do jogo retomado, uma vez que a sua inscrição é posterior à data original.
De resto, logo após o jogo, o treinador do CD Cinfães, expressou publicamente a sua estranheza face à utilização dos dois jogadores do SC Salgueiros. Paulo Mendes revelou que o seu clube foi informado de que não poderia utilizar o reforço Lourenço Teixeira, inscrito após a data inicial do jogo, numa situação semelhante.
“Nós, na ficha de jogo, não utilizamos o Lourenço Teixeira, porque à data do início do jogo ele não estava inscrito. A mensagem que nos foi passada é que não podia jogar. O Salgueiros utilizou dois jogadores da mesma forma. Não sei até que ponto isso era possível, até porque também precisava de utilizar o Lourenço, porque tinha alguns jogadores em inferioridade física, e não o fiz”, afirmou em declarações à Marcoense Fm.
Recorde-se que Ruca Morgado, contratado à Académica de Coimbra, estreou-se pelo SC Salgueiros apenas a 23 de fevereiro, no empate (0-0) frente ao FC Alpendorada. Já André Dias, proveniente do Tirsense, fez o seu primeiro jogo pela equipa da cidade do Porto, a 2 de fevereiro, na vitória (4-0) sobre o Marítimo B.
Este caso ganha relevância no contexto da classificação do Campeonato de Portugal, com o SC Salgueiros e o Marco 09 a disputarem o segundo lugar, que garante acesso ao ‘play-off’ de subida. A formação portuense ocupa atualmente a segunda posição, com 47 pontos, apenas três pontos à frente do conjunto do Marco de Canaveses.
A decisão do Conselho de Justiça da FPF poderá ter um impacto significativo na tabela final do campeonato e na luta pelo acesso à fase de promoção.