O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou processos disciplinares aos jogadores do SC Salgueiros, Ruca Morgado e André Dias, e ao próprio clube, na sequência da queixa apresentada pelo Marco 09.
Em causa está a alegada utilização irregular dos dois atletas na vitória da equipa portuense, por 3-2, no passado domingo, 23 de março, em Cinfães. O CD determinou ainda que o processo deve ser julgado com caráter de “urgência”.
A polémica tem origem num jogo da 16.ª jornada da Série B, iniciado a 26 de janeiro e interrompido, aos 25 minutos, devido a condições climatéricas adversas. A partida foi retomada no ultimo domingo, e o Marco 09 alega que o SC Salgueiros utilizou irregularmente os jogadores Ruca Morgado e André Dias, inscritos após a data original do jogo.
Posteriormente, o SC Salgueiros desvalorizou a queixa, classificando-a como “apenas fumo para justificar gastos sem resultados” por parte do emblema do Marco de Canaveses. No entanto, o CD acabou mesmo por abrir processos disciplinares aos dois atletas e à equipa portuense.
Entretanto, este sábado, 29 de março, após a vitória do Marco 09 sobre o Marítimo B (1-0), o treinador Pedro Barroso abordou o caso pela primeira vez, embora tenha evitado tecer grandes comentários.
“Eu não me vou pronunciar sobre isso, aliás, a única coisa que tenho a dizer é que o treinador do Cinfães, no último jogo, já disse tudo sobre isso. Afirmou que não utilizou um jogador porque o delegado assim o disse e o Salgueiros utilizou. Portanto, é a única coisa que sei”, atirou.
O treinador salientou que está focado no desempenho desportivo da equipa e que a questão disciplinar está entregue aos responsáveis do clube.
“Isso está entregue às pessoas competentes do Marco, eles sabem como defender os interesses do clube. O nosso foco tem que ser o nosso rendimento, naquilo que somos capazes de render. Não podemos desviar a atenção. Temos duas finais e se nos desviarmos um milímetro do nosso foco pode não ser suficiente”, acrescentou.
O caso segue agora para análise do Conselho de Disciplina da FPF, que irá avaliar se houve, de facto, violação dos regulamentos e, caso se confirme a irregularidade, quais as consequências para o SC Salgueiros.
A decisão poderá ter implicações diretas na classificação do Campeonato de Portugal, já que SC Salgueiros e Marco 09 disputam o segundo lugar da Série B, posição que dá acesso ao ‘play-off’ de subida.