FUTEBOL: CD da FPF dá razão ao SC Salgueiros, após queixa do Marco 09

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu arquivar o processo instaurado ao SC Salgueiros, na sequência de uma denúncia apresentada pelo Marco 09.

Em causa estava a alegada utilização irregular dos jogadores Ruca Morgado e André Dias, no complemento do jogo frente ao CD Cinfães, realizado a 23 de março.

O encontro em questão, a contar para a 16.º jornada da Série B do Campeonato de Portugal, havia sido inicialmente disputado a 26 de janeiro, mas foi interrompido aos 25 minutos devido às más condições climatéricas, numa altura em que o Cinfães vencia por 1-0. Na retoma da partida, já em março, os salgueiristas conseguiram a reviravolta, vencendo por 2-3.

A formação de Marco de Canaveses contestou a presença dos dois atletas na ficha de jogo, alegando que ambos foram inscritos após a data original da partida e, como tal, não deveriam ter sido utilizados.

No entanto, o Salgueiros defendeu-se com base numa autorização da FPF, que terá permitido a utilização dos jogadores, justificando-se com um elevado número de atletas lesionados no plantel.

Após análise, o CD federativo optou por arquivar o processo, validando a posição do clube da cidade do Porto.

Segundo aquele órgão, apesar de Ruca Morgado e André Dias terem sido inscritos após 26 de janeiro, o regulamento “não restringe a inscrição e utilização de atletas que foram registados num clube/sociedade desportiva posteriormente à data da realização do jogo oficial que fora interrompido”.

Deste modo, o SC Salgueiros “não violou o regulamento do Campeonato de Portugal”.

A equipa portuense reagiu de imediato, nas redes sociais, a esta decisão. Em comunicado, o SC Salgueiros afirma que “tudo não passou de ruído e fumo, fabricado para ocultar o verdadeiro debate que deve pautar qualquer prova desportiva: o equilíbrio entre investimento e rendimento”.

“Estas narrativas, promovidas por terceiros, tentaram, sem sucesso, manchar o bom nome de uma instituição centenária que representa milhares de adeptos e sócios dedicados”, pode ainda ler-se.

Esta decisão do CD da FPF adiciona um elemento de incerteza à derradeira jornada da Série B do Campeonato de Portugal.

Marco 09 e Salgueiros entram para a última ronda em igualdade pontual, ambos com 50 pontos, embora os marcoenses detenham vantagem no confronto direto.

O SC Salgueiros recebe a AD Camacha, enquanto o Marco 09 desloca-se ao terreno do União de Lamas. O desfecho destes jogos determinará qual das equipas garantirá uma vaga no ‘play-off’ de acesso à Liga 3.

Partilhar