RESENDE: Junta de São Cipriano homenageia ex-combatentes da Guerra do Ultramar [C/AUDIO]

A Junta de Freguesia de São Cipriano, no concelho de Resende, vai inaugurar, no próximo sábado, um parque memorial de homenagem aos cidadãos da freguesia que participaram na Guerra do Ultramar.

A cerimónia compreende outras iniciativas como uma cerimónia religiosa, pelas 14:30, na igreja paroquial de São Cipriano, seguida de um mometo de Louvor no cemitério local, em memória dos combatentes já falecidos.

“São cerca de setenta e quatro ou setenta e cinco os ex-combatentes que conseguimos contactar. É possível que haja mais, mas só conseguimos chegar á fala com estes, contudo todos serão homenageados neste evento, afirmou o presidente da junta de São Cipriano, Aires Ferreira.

O Parque dos Combatentes fica situado no Monte do Calvário. O local, consderado a sala de visitas da freguesia, não foi escolhido por acaso.

“Escolhemos este local porque lá existe a capelinha do Senhor dos Aflitos, um local onde as mães, os pais, os irmãos e as esposas destes combatentes, quando partiam, iriam lá fazer as suas preces para que tudo corresse bem e para que regressassem salvos”, revelou.

Na homenagem haverá espaço para todos os presentes ouvirem testemunhos de antigos combatentes e a atuação das duas bandas filarmónicas. Um porto de honra, no Centro Cultural de São Cipriano, marcará o encerramento da iniciativa.

Partilhar