PENAFIEL: Projeto europeu liderado pela CIM do Tâmega e Sousa aprovado pelo programa URBACT IV

A candidatura Unidas4EU, liderada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), foi aprovada pelo comité de monitorização URBACT. O projeto integra uma das 25 redes europeias selecionadas entre 39 candidaturas apresentadas ao programa URBACT IV.

A iniciativa tem como objetivo adaptar e implementar em seis cidades europeias a metodologia UNIDAS — um sistema integrado de apoio social, psicológico e jurídico a vítimas de violência doméstica.

O projeto envolve parceiros de Grécia, Espanha, Hungria, Itália, França e Ucrânia.

Com início previsto para 1 de novembro de 2025 e término em 30 de abril de 2028, a rede Unidas4EU pretende transferir e adaptar a metodologia UNIDAS a diferentes contextos locais, promovendo respostas coordenadas e eficazes no combate à violência doméstica e de género.

Reconhecida com o Selo de Boas Práticas URBACT 2025, a metodologia UNIDAS é considerada um modelo europeu de referência pela sua inovação e eficácia no apoio às vítimas.

A2013lém da implementação nos territórios parceiros, o projeto prevê troca de experiências entre cidades, capacitação institucional, digitalização dos processos de apoio, avaliação de impacto e sustentabilidade e a promoção da igualdade de género como eixo central de intervenção.

Partilhar