O Município de Penafiel vai assinalar, no próximo dia 3 de março, o 255.º aniversário da elevação a cidade, com a atribuição de medalhas de ouro a seis cidadãos e instituições do concelho, bem como Medalhas de Mérito Municipal Dourado a 20 personalidades e instituições.
Da programação dos 255 anos de elevação a Cidade de Penafiel, que irá decorrer ao longo do mês de março, fazem parte as inaugurações da Creche Municipal, no dia 2 de março, e no dia 9, a inauguração das rotundas na interseção da EN 106 e A4.
Já no dia 15, terá lugar a cerimónia de atribuição oficial do nome do piloto penafidelense Joaquim Santos, ao Museu dos automóveis antigos, no espaço localizado junto à sede do Clube Penafidelense dos Automóveis Antigos.
No plano cultural espaço para 2 momentos no Ponto C, com o concerto da Orquestra Sinfónica da GNR, no dia 1, às 17:30, e um especial “Atlas Penafiel”, no dia 3, com a participação de dezenas de voluntários de todas as idades e com a oportunidade de subir a um palco e sentir a representação.
Por sua vez, a Biblioteca Municipal de Penafiel, que comemora o seu 30º aniversário, promove o “Encontro com Adélia Carvalho”, no dia 6, e no dia seguinte, o “À Conversa com Raul Minh´alma”.
Destaque ainda para o habitual desfile das corporações de Bombeiros Voluntários de Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios, no Dia Municipal do Bombeiro, a decorrer no dia 16, às 15:00.
A elevação de Penafiel a cidade aconteceu a 3 de março de 1770, onde D. José I com o objetivo de desmembrar o bispado do Porto, escolheu Arrifana de Sousa (Penafiel), centro de uma das quatro comarcas eclesiásticas que o compunham, para nova sede episcopal. Foi assim que, a outrora vila de Arrifana de Sousa, deu lugar à denominação de cidade de Penafiel.