De 20 a 26 de outubro, Penafiel acolhe a 18.ª edição do festival literário Escritaria, que este ano homenageia Maria do Rosário Pedreira. Poetisa, editora, letrista e autora de literatura infantojuvenil, Pedreira será celebrada com uma programação diversificada que reflete a riqueza do seu percurso.
Ao longo de 36 anos de carreira, destacou-se por uma poesia intimista, pela influência como editora de autores como José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe, e pela escrita de letras para vozes como Carlos do Carmo ou Ana Moura. No universo infantojuvenil, é coautora de O Clube das Chaves e Detective Maravilhas.
O festival inclui concertos, debates, performances, oficinas, visitas escolares, exposições e espetáculos para todas as idades. Entre os destaques, contam-se o espetáculo Mulheres do meu país, o concerto de Aldina Duarte com Pedro Lamares, a performance Gabinete Poético e o lançamento do livro inédito Caçador de algas, escrito pela autora para esta edição.
No dia 24, será inaugurado um busto da homenageada no Jardim do Sameiro, e ao longo da semana, Maria do Rosário Pedreira participará em encontros com alunos e leitores.
Criado em 2008, o Escritaria é o único festival em Portugal que homenageia anualmente um escritor de língua portuguesa vivo. A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete no Ponto C ou em pontocpenafiel.bol.pt, a partir de 15 de outubro.

