As IV Jornadas do Ambiente de Paredes, sob o lema “Práticas Sustentáveis da Escola para a Comunidade”, apresentam mais de duas dezenas de atividades divididas entre os dias 20 e 21 de março.
Esta iniciativa do Município de Paredes tem a parceria do Agrupamento de Escolas de Vilela e envolve a participação de outras entidades externas como a GNR e o Rotary Clube de Paredes.
“As nossas escolas estão empenhadas nestas práticas ambientais, temos mais de 20 eco-escolas e eco-agrupamentos e, portanto, entendemos que estas políticas devem ser feitas também com os estabelecimentos e ensino”, refere Francisco Leal, vereador com o pelouro do ambiente da autarquia paredense.
O programa compreende uma conferência sobre a floresta, a importância, o impacto e a gestão.
“Teremos aqui vários especialistas da área que se vão debruçar sobre a nossa floresta, qual a sua importância, como é que a podemos proteger, nomeadamente na questão dos incêndios”.
Nos dias 20 e 21 de março (quinta e sexta-feira) haverá vários workshops espalhados por diferentes locais e atividades de sensibilização dos alunos. O Destacamento Territorial da GNR de Penafiel/ SEPNA irá fazer uma caminhada e uma ação de plantação de árvores no Parque Rio Ferreira, na sexta-feira, pelas 10:00.
O Dia mundial da Árvore fica também assinalado com a plantação de árvores autóctones, no Cruzeiro de Meda, em Lordelo, em parceria com o Rotary Clube de Paredes.
“Tentamos nestes dois dias diversificar as práticas ambientais e abranger o maior número de intervenientes. Temos vários intervenientes a associar-se e a querer associar-se às nossas atividades, sinal de que elas estão a ser realizadas com sucesso e que têm despertado o interesse pela necessidade de protegermos o ambiente”, conclui.
As iniciativas ao ar livre podem sofrer alterações pontuais em resultado das condições climatéricas.