A Câmara Municipal de Marco de Canaveses vai intervir na unidade de Saúde de Penhalonga. O edifício, com cerca de quatro décadas, vai ser alvo de obras de requalificação para garantir maior conforto a utentes e profissionais. O investimento superior a 400 mil euros, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), foi apresentado esta segunda-feira.
Trata-se de uma obra há muito ambicionada e cujo início está previsto para o período a seguir à Pascoa, disse a presidente da Câmara do Marco, Cristina Vieira.
“Faltam poucos dias para podermos ter a ambicionada obra de requalificação deste Centro de Saúde. Esta obra é uma obra que é apoiada no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que são fundos comunitários do Governo de Portugal, a que a Câmara Municipal também se candidatou”, frisou.
“Este Centro de Saúde precisa de obras, porque tem problemas estruturais no próprio edifício e são visíveis para os utentes algumas rachadelas de grande dimensão. Começamos a tratar destes projetos no primeiro momento em que nos passaram essa responsabilidade da manutenção do Centro de Saúde”, acrescentou.
Ainda segundo a autarca, a intervenção no edifício irá decorrer em simultâneo com o atendimento aos utentes, estando previsto um plano para minimizar o impacto decorrente da obra.
“A obra vai decorrer e o Centro de Saúde vai ter de continuar a trabalhar. O empreiteiro e a Câmara Municipal vão ter um plano de obras que será ajustado às necessidades, de modo a que possamos continuar a fazer consultas e a receber os utentes, enquanto a obra está a decorrer”, referiu.
“Começando agora neste período de verão, espero que a obra ande a um grande ritmo e que seja feita em pouco tempo”, afirmou.
A Unidade de Saúde de Penhalonga serve cerca de 4000 utentes, de uma área que vai desde Paredes de Viadores a Sande e São Lourenço do Douro. A presidente da junta de Penhalonga e Paços de Gaiolo, Raquel Pereira, agradece o investimento previsto para o local.
“Enquanto utentes e fregueses, temos de realçar este contributo que estamos a ter na melhoria das nossas condições. O Centro de Saúde não serve só Penhalonga e Paços de Gaiolo, mas também Sande, São Lourenço do Douro e Paredes de Viadores. Não é uma área pequena e tinha mesmo esta necessidade”, destacou.
“As enfermeiras, o médico responsável e também a assistente operacional, que já cá estão há bastante tempo, necessitavam deste melhoramento de condições, até porque isto é uma zona muito ventosa. Da nossa parte só temos de agradecer esta requalificação, porque todas as condições têm sido melhoradas cá na nossa freguesia”, agradeceu.
O projeto prevê a melhoria da eficiência energética do edifício, o redimensionamento do espaço e a substituição de toda a instalação elétrica.