Um novo sistema de recolha seletiva de biorresíduos está a ser implementado em Marco de Canaveses. O município vai instalar contentores próprios para a separação e reciclagem e serão distribuídos compostores domésticos a todos os interessados em transformar os resíduos orgânicos em fertilizante natural.
A medida estará no terreno nas próximas semanas e passa pela redução do impacto ambiental e pela promoção de uma economia mais sustentável
“Vamos ter três eco-equipas no concelho, que vão trabalhar entre o período das cinco da tarde às nove da noite, de segunda a sábado. A nossa perspetiva é abrangermos 17 mil aglomerados”, explica Joaquim Moura, chefe de divisão de ambiente e serviços urbanos da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.
A distribuição e instalações dos contentores será acompanhada de informação acerca das vantagens da reciclagem e da reutilização dos biorresíduos.
“Vai haver um flyer e um pequeno manual de compostagem para as pessoas perceberem como é que se faz e as práticas corretas que vão ter e adotar. Vai ser disponibilizado também um contato telefónico direto, que vai permitir esclarecer qualquer dúvida que as pessoas tenham”, acrescenta.
O chefe de divisão de ambiente e serviços urbanos da autarquia marcoense acredita que a “partilha de informação entre os munícipes e a câmara vai potenciar ótimas sinergias para o processo”.
“Isto é um comboio que partiu e é importante que os nossos concidadãos nos ajudem nesta missão, porque esta é uma missão de todos. Também é importante dizer que não deixamos de lado, os grandes produtores de resíduos, que são os restaurantes, as quintas e as cantinas escolares. Aí vamos ter uma recolha porta-a-porta e vamos distribuir contentores próprios para eles procederem à separação dos resíduos”, conclui.
Para aderir ao serviço, basta preencher o formulário disponível: bit.ly/alimentaraterra.
Mais informações: 927 407 173