O Município de Marco de Canaveses tem um novo serviço de recolha seletiva de resíduos que foi apresentado, esta quarta-feira, aos presidentes de junta. O contrato com a empresa FCC Portugal, no valor de 27,5 milhões, é válido pelo período de 10 anos.
Para além dos contentores tradicionais e enterrados, o concelho passará a dispor, também, de novos contentores para biorresíduos. De acordo com a presidente da Câmara de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, a medida visa a redução do impacto ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.
“Nós entendemos que aquilo que introduzimos neste novo contrato são melhorias significativas, para que possamos ter um Marco de Canaveses mais amigo do ambiente, mais eficiente e, sobretudo, com uma melhor prestação de serviços para os marcoenses”, disse.
“Este contrato é importante, porque ajuda a que a Câmara Municipal assuma este compromisso, que é bastante relevante para o meio ambiente e sobretudo para a qualidade de vida da população”, acrescentou.
As novas viaturas apresentam um sistema menos agressivo para o ambiente, em conformidade com a legislação em vigor, anunciou o diretor dos serviços da FCC Portugal. Cândido Azevedo explicou que as rotas passam a ser monitorizadas, através de um sistema de controlo implementado pela empresa.
“Nós temos uma plataforma, onde as pessoas estão dedicadas à monitorização. Todas as viaturas têm GPS, controle de rotas e controle de percursos, ou seja, nós sabemos a que horas é que ela passa em cada contentor”, afirmou.
O Município de Marco de Canaveses tem em curso a implementação, em todo o concelho, de um novo sistema de recolha seletiva de biorresíduos. A medida, segundo Joaquim Moura, chefe de divisão de ambiente e serviços urbanos, da autarquia marcoense, passa pela distribuição e instalação de contentores na via pública, mas também poderão ser entregues aos particulares que os queiram receber.
“É neste intercâmbio entre os serviços, câmara e a população que nós queremos, verdadeiramente, estabelecer esse desígnio que é tornar o Marco de Canaveses um concelho mais sustentável, com outra direção nestas áreas da reciclagem. É importante as pessoas, cada vez mais, apostarem nisso e receberem as nossas eco-equipas que vão andar nos próximos meses no terreno, no porta-a-porta, explicar às pessoas como é que se faz a separação e quais são as vantagens de fazer a colocação dos resíduos no sítio certo”, referiu.
A autarca, Cristina Vieira, apela à pro-atividade da população para um concelho mais limpo e amigo do ambiente.
“O município está a trabalhar para termos um melhor ambiente e a Câmara Municipal faz essa recolha de resíduos e tem esse serviço. O contributo dos marcoenses para termos um concelho mais limpo e mais amigo do ambiente é importante e o apelo é que todos os habitantes contribuam. A empresa faz a recolha, de forma gratuita, no prazo de 72 horas”.
Os serviços já estão implementados e a autarquia já está a divulgar junto das populações e nas escolas do concelho.