MARCO DE CANAVESES: Junta de Soalhães desafia jovens da freguesia para Orçamento Participativo [C/AUDIO]

A Junta de Freguesia de Soalhães lançou a primeira edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos com idades entre os 18 e os 30 anos podem apresentar e decidir projetos de investimento público na sua terra.

As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 21 de dezembro e a verba alocada a esta primeira edição é de 1.500 euros.

Para Bruna Queirós, secretária da Junta de Soalhães, “esta é uma oportunidade para os jovens usarem a sua voz e apresentarem uma proposta que pode ser no âmbito do desporto, do ambiente ou cultura”.

Apesar de já estar disponível no serviço administrativo da Junta Freguesia para consulta presencial, o regulamento vai ser hoje lançado nas redes sociais. Bruna Queirós admite ter grandes expetativas para esta primeira edição do OPJ.

“Queremos muito que os jovens participam neste Orçamento Participativo Jovem, porque só assim é que faz sentido. Os jovens têm que se envolver nas atividades da freguesia e têm que participar nestas medidas que criamos para eles. Portanto, enquanto jovem tenho muitas expectativas e apelo para que submetam as propostas”.

A candidatura vencedora será concretizada em 2025.

Partilhar