MARCO DE CANAVESES: Festival Raízes regressa com música, tradição e sabores locais

A 4.ª edição do Festival Raízes realiza-se entre os dias 22 e 24 de maio, no Largo da Feira do Marco, no concelho do Marco de Canaveses, prometendo três dias de celebração da cultura, da gastronomia e das tradições locais.

Com um cartaz reforçado, o evento conta este ano com as atuações do cantor Emanuel e da dupla humorística Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, figuras bem conhecidas do público português.

O festival mantém também a aposta nos talentos da região, com a participação de grupos como Artâmega, Tradição D’Ouro, Os Filhos d’Adega e o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior. O já habitual Festival de Folclore regressa igualmente, reunindo vários grupos do concelho.

Ao longo dos três dias, os visitantes poderão explorar uma mostra permanente de vinhos, produtos regionais e artesanato, bem como uma exposição dedicada ao movimento associativo local. Este espaço contará com cerca de 40 associações, dando a conhecer o trabalho desenvolvido nas áreas cultural, social, recreativa e desportiva.

A presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, destaca a evolução do evento desde a sua criação.

“Desde a primeira edição, em 2023, que o Festival Raízes tem vindo a crescer de forma consistente. Hoje, chegamos à 4.ª edição com um evento mais forte, mais participado e com maior projeção para divulgar a nossa cultura e a nossa identidade”.

A autarca sublinha ainda a importância da valorização dos elementos mais identitários do concelho, como a gastronomia, com destaque para o anho assado com arroz de forno, os vinhos verdes e o artesanato.

O Festival Raízes é promovido pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses, em parceria com a Associação de Artesãos, a Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno e a Rota dos Vinhos do Marco.

Programa completo:

Dia 22 de maio (sexta-feira)

19:00 – Abertura Oficial
Desfile com o Grupo de Bombos de São Lourenço de Gouveia (início no Largo da Feira)

19:30 – Verde de Honra / Anho de Honra

20:30 – Os Filhos d’Adega (Tenda)

22:00 – CONCERTO PRINCIPAL: Quim Roscas & Zeca Estacionâncio (Palco Principal)

23 de maio (sábado)

10:30 – Abertura

11:00 – Concerto: Artâmega
Apresentação musical dedicada ao Anho Assado com Arroz de Forno (Coro Infantil)

11:30 – Marco Chefe Kids – Showcooking com crianças (MAOMA)

12:00 – Showcooking
Chefes Sandra Pereira e Hugo Alves

14:30 – Workshops de Artesanato
“3 estações mil memórias – Azulejos do Marco de Canaveses” (Tenda)

16:30 – Harmonizações: Vinhos Verdes e Gastronomia Local
Showcooking com Chef Miguel Cardoso

18:00 – Showcooking Raízes
Chef Lídia Brás

20:00 – Concerto: Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior (Tenda)

21:00 – CONCERTO PRINCIPAL: Emanuel (Palco Principal)

24 de maio (domingo)

10:30 – Abertura

10:30 – Workshops de Artesanato
Chapéu de Palha Fidalga (Tenda)

10:30 – Marco Chefe Kids – Showcooking com crianças (Tenda)

11:00 – MAOMA – Atividades sustentáveis para crianças (Tenda)

15:00 – Festival de Folclore (Palco Principal):
◦ Rancho Folclórico de Quintã– Soalhães
◦ Rancho Folclórico de Santa Eulália de Constance
◦ Rancho Folclórico de S. João de Alpendorada
◦ Rancho Folclórico de Piares – Penhalonga
◦ Rancho Folclórico de Santa Maria de Maureles
◦ Grupo de Danças e Cantares de São Martinho de Sande

16:00 – Harmonizações: Vinhos Verdes e Gastronomia Local (Tenda)

17:00 – Showcooking Raízes
Chef Julien Montbsbut (Hotel Monumental Palace – Estrela Michelin)

18:00 – CONCERTO DE ENCERRAMENTO: Tradição D’Ouro (Palco Principal)
DURANTE TODO O FESTIVAL

Mostra permanente de vinhos

Artesanato e produtos endógenos

Espaço do movimento associativo (cerca de 40 associações locais)
RESTAURAÇÃO

Restaurante O Plátano

Restaurante ZéLigeiro

Restaurante Tasquinha da Ribeira

Partilhar