MARCO DE CANAVESES: Espaço Cidadão Móvel e Biblioteca Itinerante percorre freguesias do concelho [C/AUDIO]

O Espaço Cidadão Móvel e a Biblioteca Itinerante do Douro e Tâmega iniciou, na segunda-feira, dia 13 de janeiro, a sua passagem pelo Marco de Canaveses.

Até ao dia 17 de janeiro, a viatura equipada com estes serviços vai percorrer nove freguesias do concelho.

A iniciativa, que é pioneira no país, permite levar o acesso ao Espaço Cidadão e a uma biblioteca com um acervo de 300 livros às localidades mais afastadas dos centros urbanos, de forma a combater as desigualdades no acesso a estes serviços.

O Espaço Cidadão Móvel é um ponto de atendimento itinerante que conta com mais de 35 serviços públicos, que funcionam sem necessidade de agendamento. Nele podem ser tratados diversos assuntos relacionados com a Administração Pública, como alterar a morada do Cartão do Cidadão, ativar a Chave Móvel Digital, renovar a carta de condução, pedir o certificado do registo criminal, pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença, entre outros.

“A MDT entendeu que podíamos reutilizar esta viatura, colocando ao dispor da população este conjunto de serviços, percorrendo os cinco municípios, sobretudo nas zonas mais recuadas ou mais isoladas dos centros urbanos. Nós estamos a ir ao encontro da população, naquilo que é uma política de proximidade”, diz a presidente do Cristina Vieira.

A acompanhar este serviço, está ainda disponível uma Biblioteca Itinerante, que conta com um acervo literário de cerca de 300 livros, disponibilizados pelos Municípios e que podem ser requisitados pelos utilizadores para leitura em sua casa.

“Cada um dos cinco municípios tentou colocar alguns dos seus autores e da história do seu concelho nesta unidade. Os munícipes requisitam as obras e sabem que na próxima vinda da unidade móvel voltam a devolver os livros que levaram para ler”, acrescenta.

A iniciativa arrancou e na freguesia de Tabuado, num momento que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal e do Conselho de Administração da Associação do Douro e Tâmega, Cristina Vieira, dos Vereadores Nuno Pinto e Clara Marques, do presidente da Junta de Freguesia de Tabuado, José Barbosa e do Secretário-Geral da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Ricardo Magalhães. Durante a tarde, a viatura esteve também na freguesia de Várzea, Aliviada e Folhada.

Após esta semana, a viatura equipada com o Espaço Cidadão Móvel e a Biblioteca Itinerante do Douro e Tâmega voltará ao concelho do Marco de Canaveses entre os dias 17 e 21 de fevereiro.

Esta é uma iniciativa promovida pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega, em parceria com a Câmara Municipal, e que inclui a passagem pelos concelhos do Marco de Canaveses, Amarante, Baião, Celorico de Basto e Resende.

Na semana de 20 a 25 de janeiro o serviço estará no concelho de Resende.

Partilhar