MARCO DE CANAVESES: Agrupamento de Escolas Carmen Miranda vai proibir uso de telemóveis [C/AUDIO]

O Agrupamento Escolas Carmen Miranda, em Marco de Canaveses, vai proibir o uso de telemóveis na escola, a partir da próxima segunda-feira. A medida, aprovada em Conselho Pedagógico e Geral, tem “caráter experimental”.

A direção do agrupamento justifica a decisão com as orientações do Ministério da Educação e os malefícios do uso excessivo dos telemóveis nas crianças e jovens.

“O que nos levou a adotar esta proibição, digamos assim, foi as orientações emanadas da tutela. Em duas reuniões em que estive com o senhor Secretário de Estado Adjunto, ele falou desta experiência, sugerindo que haja uma proibição a nível do primeiro ciclo, do segundo ciclo e a nível do terceiro ciclo”, explica o diretor do Agrupamento Carmen Miranda, António Ribeiro.

“Levamos a medida ao Conselho Pedagógico e Conselho Geral e foi validada esta proibição do uso do telemóvel, até porque nós sabemos dos malefícios deste equipamento na juventude e também nos adultos, mas mais ainda nas crianças e jovens”, acrescenta.

O caráter experimental desta medida poderá passar a definitivo, mediante a avaliação que vier a ser feita no final do ano letivo 2024/2025.

“No final deste ano letivo, a própria tutela vai questionar as escolas sobre os procedimentos que adotaram e, mediante esta monitorização, no próximo ano letivo aí sim será a própria tutela a decidir se sim ou se não o uso do telemóvel nas escolas”, conclui.

A informação de proibição do uso de telemóveis na escola foi comunicada aos encarregados de educação e aos alunos pelo diretor de turma.

Partilhar