O novo edifício do Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos, concelho de Cinfães, vai ser inaugurado este domingo. O novo equipamento, cujo investimento ultrapassou os 200 mil euros, permitirá aumentar a capacidade de resposta da instituição de 30 para 80 utentes em regime de apoio domiciliário.
A obra resultou da reconversão da antiga Escola de Macieira, cedida pelo Município à Paróquia de Fornelos através de protocolo de comodato.
Para o padre Fabrício Pinheiro, a inauguração do novo Centro Social é a concretização de um velho anseio.
“Com alguns atrasos burocráticos e jurídicos, mas tudo se conseguiu. A nossa capacidade no atendimento passará dos 30 para os 80 utentes, por acordo com a Segurança Social. O espaço, como disse, foi um contrato de comodato entre nós e a Câmara Municipal de Cinfães, e o projeto foi comparticipado pelo PARES 2.0 e também com uma percentagem da Câmara Municipal, em parceria connosco”, referiu.
A instituição presta apoio domiciliário alagado às freguesias vizinhas de Fornelos.
“Nós atendemos três freguesias: Fornelos, Moimenta e também Travanca. A instituição vai à casa dos nossos utentes, não impedindo que, eventualmente, outras freguesias também possam vir a integrar a instituição”, explicou.
O programa de inauguração compreende a celebração de uma eucaristia no Santuário do Senhor dos Enfermos, pelas 11:00, seguida da inauguração e benção das instalações.
Às 13:00 está agendado o convívio de confraternização gastronómica e a atuação do Rancho Folclórico de S. Martinho de Fornelos.