A Comissão Política Concelhia das Mulheres Socialistas de Cinfães realiza, a 8 de março, pelas 14:30, na Biblioteca Municipal, a ação Women’s Talks “Mulheres elevam sempre mulheres” no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher.
Sob o lema mulheres que fazem a diferença foram convidadas mulheres cinfanenses que se têm destacado nas mais diversas áreas.
“Este é um evento pioneiro e completamente diferente daquilo que terá sido criado até à data e que, apesar de ter sido, efetivamente, criado e pensado pelas mulheres socialistas e pela estrutura das mulheres socialistas, é um projeto e é um evento alargado a todas as mulheres que queiram pertencer, independentemente da cor política ou da ideologia”, explica Joana Mourisco, presidente da concelhia cinfanense das mulheres socialistas.
“É, sobretudo, um evento onde pretendemos demonstrar, através de testemunhos de oradoras, todas elas cinfanenses que, de alguma forma, se foram destacando nas mais diversas áreas e fazem a diferença, combatendo diversos obstáculos”, acrescenta.
Entre as convidadas está a primeira portuguesa governanta num hotel em Zermatt ou a primeira mulher em Portugal a conseguir uma alteração legislativa que permita a procriação medicamente assistida após a morte, assim como empresárias em diversas áreas de atividade.
“Temos empresárias na área da agricultura e do produto endógeno, temos uma emigrante que se tornou a primeira governanta num dos hotéis de maior destaque na Suíça, temos a criadora de uma marca, e uma líder no futebol feminino, uma área onde, normalmente, não há destaque para as mulheres. Portanto, escolhemos um leque muito diverso, em que aquilo que elas têm, sobretudo, em comum é o facto de serem prata da casa, de serem cinfanenses e de todas elas brilharem nas mais diversas áreas”, refere.
A avaliar pelo feedback, Joana Mourisco não tem dúvida de que a iniciativa será um sucesso.
“Tenho já como certo que será um evento de sucesso que se repetirá, certamente, todos os anos nesta data. Aquilo que nos tem chegado, pelas redes sociais e pelo feedback nos mais diversos meios, é de uma grande movimentação de mulheres que querem ouvir outras mulheres e que querem evoluir com essas mulheres”, nota.
A iniciativa encerra com um Verde Honra acompanhado de um apontamento musical.