CINFÃES: Feira da Castanha de Tendais celebra sabores e tradições locais na sua 21ª edição [C/AUDIO]

A Freguesia de Tendais volta a celebrar os produtos e tradições da serra do Montemuro com a realização da 21ª Feira da Castanha, que decorre entre 7 e 9 de novembro no Multiusos. O evento, organizado pela Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais, promete três dias dedicados à castanha, ao artesanato e aos produtos endógenos da região.

Apesar das dificuldades provocadas pelo verão seco, que reduziu a quantidade e o calibre da castanha, o presidente da associação, José Carlos Rodrigues, garante que “a área reservada aos expositores está totalmente preenchida”. No total, o recinto conta com 16 stands cobertos e três stands amovíveis adicionais, todos já ocupados por produtores e artesãos locais.

“As pessoas poderão encontrar ali desde artesanato, frutas da região, hortaliças, castanhas, doces tradicionais, compotas e licores. Há uma grande variedade de produtos locais que podem ser adquiridos e degustados no local”, referiu o responsável.

Apesar de um ano agrícola difícil, José Carlos Rodrigues assegura que haverá castanha suficiente para venda e confeção no espaço de restauração da associação.

“Há menos castanha e de calibre mais pequeno, mas está mais sã. Estamos a reunir produto de vários produtores locais para garantir que não falte castanha durante o evento”, explicou.

Uma das novidades desta edição é a melhoria das infraestruturas do recinto, agora totalmente coberto, proporcionando maior conforto aos visitantes.

“Vamos ter mais condições para assistir aos espetáculos e aproveitar os bailaricos sem chuva nem frio”, sublinhou o presidente da associação.

Além da vertente gastronómica e cultural, a feira inclui um debate sobre os baldios, marcado para a manhã de sábado.

A sessão, que contará com convidados de várias regiões do país, pretende discutir “os baldios do passado, presente e futuro”, abordando temas como a gestão comunitária, candidaturas a fundos e preservação ambiental.

No plano musical, o evento contará com atuações da Orquestra Típica de Quinhão (sexta-feira), da Orquestra MONTEMURO(sábado), do grupo CINFARRA (sábado à tarde) e do RODA DA EIRA (domingo).

“Queremos valorizar o que é nosso e dar a conhecer os grupos da região. É também uma forma de os ajudar a divulgar a sua música e as suas tradições”, afirmou José Carlos Rodrigues.

A Feira da Castanha de Tendais abre na sexta-feira, dia 7 de novembro, pelas 18:00.

Partilhar