CELORICO DE BASTO: Espaço Cidadão Móvel e Biblioteca Itinerante percorre territórios de baixa densidade [C/AUDIO]

O Espaço Cidadão Móvel e a Biblioteca Itinerante da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) arrancou, esta segunda-feira, na freguesia de Agilde, em Celorico de Basto.

Este modelo de atendimento itinerante que leva mais de 35 serviços públicos às localidades mais afastadas dos centros urbanos e apoia as populações mais isoladas é disponibilizado através de uma viatura que irá percorrer os cinco municípios que integram AMDT (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende).

“No espaço de cidadão móvel o utente pode fazer vários serviços como alterar a morada do cartão cidadão, ativar a chave móvel digital e renovar a carta de condução. A juntar a isso há uma biblioteca itinerante com mais de 300 livros. Este é mais um serviço de proximidade a freguesias e locais de baixa densidade que permite às populações acederem a este mecanismo ao pé de casa”, explica Ricardo Magalhães, Secretário-Geral da AMDT.

Na primeira semana, o percurso incluirá 9 freguesias, regressando no dia 10 de fevereiro para percorrer mais 9 freguesias.

O modelo de rotatividade pelos cinco municípios visa uma maior abrangência populacional, contudo o responsável aconselha as pessoas a manterem-se atentas às datas de passagem da viatura.

“Nesta primeira fase o Espaço Cidadão Móvel e a Biblioteca Itinerante não vai cobrir todas as necessidades das zonas mais remotas ou que necessitem deste serviço. Portanto, só no regresso, passadas cinco semanas, é que esta situação será acomodada. Por isso, aconselhamos as pessoas que estejam atentas às datas em que ele estará disponível na sua freguesia, para poderem, se possível, e, caso haja essa vontade, de terem acesso a este serviço”, acrescenta.

Ricardo Magalhães deposita as maiores expetativas neste serviço “único no país”.

“Este foi um projeto em que nós trabalhamos com muito carinho e para dar uma resposta a uma necessidade. É único no país, porque é feito por uma associação de municípios”, refere.

O Espaço Cidadão Móvel (EC Móvel), resulta de um protocolo firmado entre a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a AMDT e os cinco municípios do Douro e Tâmega.

Partilhar