O lugar de Calvos, em Tresouras, vai ser palco de mais uma edição da Feira do Queijo, nos dias 22, 23 e 25 de março.
O certame, organizado pela União de Freguesias de Loivos da Ribeira e Tresouras, procura dinamizar a freguesia e manter ativa uma tradição que se perde no tempo.
“A Feira do Queijo ou Feira de 25 de Março, é uma das feiras mais antigas do concelho de Baião. Era uma feira anual, julgo que já data pelo menos do século XVIII. Era feita, na altura, para promover os produtos locais, e a junta de freguesia tem mantido ao longo destes anos para não deixar cair esta tradição”, explica o presidente António José.
O programa compreende outras iniciativas como animação e a “Caminhada do Queijo”. No dia 22, sábado, a partir das 10:00, haverá música gravada, seguindo-se a abertura da feira.
Pelas 15:00, terá lugar a atuação do rancho folclórico de Frende, seguindo-se a “Caminhada do Queijo”, um percurso de seis quilómetros com início junto à Capela da Nossa Senhora da Anunciação. À noite decorre a atuação de “Pedro e Andreia”.
No domingo, dia 23, às 9:30, inicia a música gravada, seguindo-se a abertura da feira. A tarde começa com a atuação do grupo “Diatónicos”. A Missa Campal está agendada para as 16:30 e a sessão de encerramento prevista para as 18:30.
“Além da componente dos expositores, desde o queijo ao artesanato que se faz aqui na freguesia e outros produtos, também temos, este ano, a Comissão de Festas de Tresouras que aproveita para angariar alguns donativos. Este ano, vamos apostar outra vez na noite, temos cá um grupinho para animar. Já há alguns anos que não tínhamos, mas esperamos que o São Pedro esteja de feição para nos ajudar”, acrescenta.
No dia 25 de março, decorrerá uma missa na Capela da Nossa Senhora da Anunciação.