A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), em parceria com a Câmara Municipal de Baião, promove no próximo dia 19 de janeiro, pelas 17:00, uma ação de sensibilização dedicada à Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira. A iniciativa terá lugar na Biblioteca Municipal António Mota, em Baião, e é aberta a toda a comunidade.
A sessão pretende informar e sensibilizar a população para a importância desta área protegida, esclarecendo dúvidas relacionadas com o seu regulamento, boas práticas ambientais, usos permitidos e procedimentos a adotar, numa perspetiva de equilíbrio entre a valorização do território e a conservação da natureza.
A abertura dos trabalhos estará a cargo da presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, seguindo-se a intervenção da diretora regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Norte, Sandra Sarmento, que fará o enquadramento das áreas protegidas a nível regional e nacional.
O secretário-geral da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Ricardo Magalhães, abordará o tema “A Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira no Douro e Tâmega”, explicando de que forma é possível viver e usufruir da serra, bem como os procedimentos que devem ser adotados por quem a utiliza.
De acordo com Ana Raquel Azevedo, foram endereçados convites a associações e instituições que, de alguma forma, utilizam a Serra da Aboboreira. A autarca sublinha que esta ação surge da necessidade de esclarecer a comunidade face às dúvidas existentes sobre o regulamento da área protegida.
“Queremos sensibilizar e informar sobre esta nova estratégia, explicando claramente o que se pode ou não fazer na Serra da Aboboreira e promovendo boas práticas”, afirmou.
A presidente da Câmara considera que esta sessão, promovida em parceria com a AMDT, é a melhor forma de garantir uma comunicação clara e direta, com a presença das entidades competentes.
“É muito importante que todos os interessados possam obter informação esclarecida, diretamente junto de quem tem responsabilidade e conhecimento sobre esta área protegida”, acrescentou.
A iniciativa encerra com a intervenção do presidente da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, Jorge Ricardo. A entrada é livre.