BAIÃO: Município vai doar dois motociclos às corporações de bombeiros do concelho [C/AUDIO]

O Município de Baião vai doar dois motociclos aos Bombeiros de Baião e Santa Marinha do Zêzere para fazer face a necessidades diversas nas suas áreas de intervenção.

A ideia foi apresentada por um grupo de jovens do concelho que identificou este tipo de veículo como sendo um meio de garantir versatilidade e rapidez na respostas dos bombeiros nas várias ocorrências para que são solicitados.

Este projeto chegou a ser candidatado ao Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2024, mas a sua materialização não se enquadrava no respetivo regulamento. Ainda assim, a ideia foi considerada boa e o executivo municipal decidiu dar-lhe seguimento através de outra rubrica orçamental.

“Foram apresentadas duas propostas para serem convertidas num projeto, sendo que uma delas tinha por finalidade a aquisição de um veículo para que pudesse ficar afeto aos serviços de Proteção Civil, para poder ser uma mais-valia no socorro e na intervenção que é feita no nosso território. A ideia era bonita, mas facilmente percebemos que a operacionalização não seria aquela que realmente permitiria às nossas populações terem mais um meio disponível para socorro”, começa por explicar o vereador com o pelouro da juventude, Filipe Fonseca.

“Encetamos o dialogar com as corporações de bombeiros, para perceber se também elas viam este projeto como uma mais-valia, e a partir desse momento convertemos uma ideia, numa doação de dois veículos às duas corporações no âmbito daquilo que são os serviços que prestam á comunidade”, acrescenta.

Estas respostas já têm vindo a ser asseguradas pelas duas corporações, fruto do acordo verbal existente entre o executivo municipal e as direções de ambas as corporações e que será formalizado através de protocolo aquando da entrega dos veículos.

Partilhar