BAIÃO: Município prepara 19ª Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos [C/AUDIO]

Baião prepara-se para receber os apreciadores da boa gastronomia e dos produtos endógenos, de 4 a 6 de abril, na 19ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos.

Ao longo dos três dias, os restaurantes instalados na tenda vão confecionar pratos onde o fumeiro é rei. No geral, o certame será idêntico às edições anteriores, segundo o vereador com o pelouro dos assuntos econónicos da autarquia bionense, José Lima.

“Vamos manter o tradicional evento, apenas com uma roupagem nova que também pretendemos dar ao certame para criar mais aptidão, uma nova imagem, digamos assim. Por outro lado, o que acontecerá, será normalmente o mesmo”, explica.

Os vinhos verdes da casta avesso da sub-região de Baião, os doces como o biscoito da Teixeira e também as compotas, licores e chocolates, são outras das opções desta feira.

“Esta também é uma forma de divulgarmos os nossos produtos endógenos e, claramente, aquilo que temos de melhor. É isso que nós vimos a fazer ao longo dos anos. Hoje a gastronomia baionense é um símbolo de toda a região. Temos eventos que nos satisfazem em pleno, e que trazem cá milhares e milhares de pessoas”, acrescenta.

A Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião vai decorrer, no local habitual, o espaço da Feira do Tigelinho.

Para o vereador não restam dúvidas de que esta organização é fator de desenvolvimento económico do território.

“As nossas feiras servem exatamente como um trampolim, para que durante todo o ano nos visitem, e que a economia funcione à volta dos nossos produtos”, salienta.

A animação será constante nos três dias do certame, com destaque para a música tradicional e grupos locais.

Partilhar