A Câmara Municipal de Baião instalou “Papa-Chicletes”, “Ecopontas” e “WC Cão” nas vilas de Santa Marinha do Zêzere, Ancede e Baião. Esta medida de encerramento da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos enquadra-se na estratégia local de sustentabilidade ambiental.
As novas estruturas de mobiliário urbano visam reduzir resíduos comuns, como chicletes e pontas de cigarro, que ainda são depositados fora dos locais próprios.
Para a autarquia baionense, estas iniciativas “refletem o compromisso da autarquia com a sustentabilidade e a promoção de boas práticas junto da população”, apelando à colaboração de todos os cidadãos para utilizarem os novos equipamentos e, assim, contribuírem para um concelho ainda mais limpo e amigo do ambiente.
Neste sentido, o “Papa-Chicletes” foi criado com o objetivo de incentivar, particularmente os jovens, a depositar pastilhas elásticas usadas no local apropriado, evitando que sejam atiradas para o chão.
O “Ecopontas”, por sua vez, procura sensibilizar os fumadores a utilizarem recipientes próprios para as pontas de cigarro, promovendo uma redução do impacto ambiental e uma maior limpeza dos espaços públicos.
Quanto “WC Cão” é um dispensador e recetor de sacos para a recolha de dejetos caninos, e pretende-se facilitar e incentivar a gestão correta deste tipo de resíduos, contribuindo para um ambiente urbano mais limpo, salubre e saudável.