A obra de ligação da Variante à Estrada Nacional (EN) 211 entre Quintã (Marco de Canaveses) e Mesquinhata (Baião) poderá iniciar em breve. O avanço da empreitada aguarda o visto do Tribunal de Contas (TC) para ir para o terreno.
Responsáveis da Infraestruturas de Portugal (IP) estiveram reunidos com o autarca de Baião, Paulo Pereira, nos Paços do Concelho, no dia 17 de fevereiro, para análise do processo relativo à empreitada.
Entretanto, começaram já os trabalhos de delimitação do corredor de intervenção através de estacaria, estimando-se que o arranque da obra propriamente dita ocorra nos próximos dois meses.
Esta nova via representa um investimento próximo de 14,7 milhões de euros. O projeto, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê um novo traçado de 2.522 metros e um prazo de execução de 420 dias, conforme contrato publicado em Diário da República a 23 de dezembro de 2024.
“Esta é uma conquista há muito esperada que beneficiará consideravelmente Baião e os baionenses, aproximando as pessoas, elevando os padrões de qualidade de vida e contribuindo para a atratividade do concelho”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira..
“Além disso, reunirá melhores condições de mobilidade para as empresas já instaladas e para aquelas que pretendam estabelecer-se, impulsionando a nossa economia em vários domínios”, frisou.
A Variante à EN 211 integra um conjunto de obras estruturantes para Baião, como a qualificação da EN 304-3 (já concluída), a ligação de Baião à Ponte da Ermida (com a primeira fase em andamento) e a Eletrificação da Linha do Douro até à Régua (já adjudicada).
A nova via tornará mais rápido o acesso à A4 e à A11, via Marco de Canaveses, beneficiando, não apenas aquele concelho, mas também Cinfães, que passará a dispor de uma ligação mais segura aos principais eixos rodoviários nacionais.
Além do presidente da Câmara de Baião, participaram na reunião, o vice- presidente, Filipe Fonseca, o diretor do Centro de Operações do Grande Porto do IP, Pedro Carvalho, técnicos do município e da Infraestruturas de Portugal.