BAIÃO: Inauguradas obras de requalificação da Extensão de Saúde de Santa Marinha do Zêzere

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, e o Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, António Gandra d’Almeida, inauguraram no dia 27 de dezembro, a requalificação da Extensão de Saúde de Santa Marinha do Zêzere.

O investimento de 364.888,15 euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e comparticipado pela Autarquia, permitiu melhorar a funcionalidade e o conforto do edifício, beneficiando utentes e profissionais de saúde.

Durante o evento foi também formalizada a constituição da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santa Marinha do Zêzere e assinados os Autos de Consignação para as requalificações das Extensões de Saúde de Gestaçô e da Teixeira. Foi ainda anunciada a disponibilização de consultas da especialidade de urologia.

“Hoje é mais um dia muito feliz para mim”! Foi desta forma que o autarca de Baião iniciou a sua intervenção, destacando a concretização de uma obra “iniciada há quase 20 anos, em 2005, mas que nunca tinha sido concluída”, adiantou.

Revelou ainda que faz parte da sua “coleção de obras impossíveis”, explicando que “há obras em que, ao longo dos anos, as pessoas deixam de acreditar, porque não dependendo de forma direta da autarquia, passam por processos difíceis de avanços e recuos”, lamentou.

Sublinhou que esta obra é especial porque “serve pessoas e reforça o compromisso de melhorar os cuidados de saúde”, lembrando que a intervenção se enquadra num plano mais vasto que abrange quatro extensões de saúde, num investimento total de cerca de 874 mil euros.

O presidente da Câmara, anunciando para breve o retomar da Unidade Móvel de Saúde, agradeceu a uma longa lista de pessoas envolvidas na melhoria dos cuidados de saúde em Baião, destacando “as populações, pela paciência e pela compreensão e, de forma especial, aqueles que foram acreditando e confiando que era possível nós alcançarmos este objetivo”, frisou.

“Tudo isto se traduz em mais e melhores cuidados de saúde para os nossos utentes – e é esta a razão da existência dos políticos. Temos pessoas a quem servir”, concluiu.

Por sua vez, o Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde referiu que a obra “representa um marco significativo na melhoria das condições de atendimento e para a prestação dos cuidados de saúde no concelho de Baião, com impacto direto na qualidade de vida da sua população e de todos os que cá trabalham”, apontou.

Para Gandra d’Almeida, a Extensão de Saúde de Santa Marinha do Zêzere simboliza o compromisso com a saúde das populações e a sustentabilidade, resultando de uma colaboração eficaz entre os serviços centrais da saúde e o Município de Baião.

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, Henrique Capelas, considerou as Unidades de Saúde Familiar (USF), como é o caso da de Santa Marinha do Zêzere, um modelo inovador que tem sido “motor de desenvolvimento e dinâmica nos cuidados de saúde primários”, reforçando que “é com unidades deste género que nós conseguimos chegar mais próximos dos cidadãos”, garantiu.

No final foi descerrada uma placa alusiva à inauguração e feita uma visita às instalações.

A cerimónia contou ainda com a presença de Armando Fonseca, presidente da Assembleia Municipal, de Filipe Fonseca, vice-presidente da Câmara, de Manuel Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, além de vereadores, deputados municipais, outros autarcas, profissionais de saúde e população local.

Partilhar