BAIÃO: Apresentada agenda com uma centena de eventos para 2025

O Auditório Municipal de Baião recebeu, no dia 11 de janeiro, a cerimónia de apresentação da Agenda de Eventos do Município para 2025, onde foi revelado o calendário com uma centena de iniciativas.

Na sessão, com apresentação do jornalista João Ricardo Pateiro, em que intervieram todos os elementos do executivo municipal com pelouros atribuídos, o presidente da Câmara, Paulo Pereira, sublinhando o “salto” evolutivo da oferta cultural, em termos de “quantidade, qualidade e variedade”, e deu conta de uma agenda “direcionada para os baionenses, mas também para os visitantes, no quadro da estratégia do município de promoção do território”.

Neste contexto, destacou a “dinamização da economia”, a atratividade do território e o objetivo de promover as relações interpessoais em detrimento dos “encontros virtuais”.

Em 2024, ano de lançamento da Agenda, registaram-se cerca de 26 mil participações em eventos com controle de bilhética, não se incluindo nestes números, as Festas Concelhias, as feiras enogastronómicas e outras realizações de referência.

Paulo Pereira, agradeceu a todos os que têm contribuído para a concretização da Agenda de Eventos de Baião e, aludindo à “evolução na continuidade”, destacou algumas das novidades para 2025, nomeadamente uma nova iniciativa na zona ribeirinha da Pala, em Ribadouro, tendo por base o rio Douro, um torneio eSports, na área do gaming, ou a recuperação do “Virar a Mesa do Avesso”, um evento em que se juntam a gastronomia e a literatura.

A merecer destaque na Agenda está também o concerto ao vivo dos GNR na Revolução Grisalha, nesta 3.ª edição, a realizar na vila sede do concelho.

Da lista de eventos constam ainda a “Semana Social e da Igualdade”, a “Conferência de Ambiente e Sustentabilidade”, a Feira do Livro – Feliba, o Festival da Juventude, a Semana do Associativismo e Desporto, o (JUVE) Festival Internacional de Cinema e Literatura Infanto-juvenil, a realização de mais uma Curta Metragem e o Achego Douro Fest.

O Auditório Municipal e a Biblioteca Municipal António Mota, assim como o MACC, continuarão a acolher eventos. De referência é agora também a renovada Igreja de Santa Marinha do Zêzere, classificada como Monumento de Interesse Público, destacando-se o seu Órgão de Tubos que voltou a tocar em julho de 2024, restaurado, após um longo período de silêncio.

A par da programação do município, há ainda um conjunto de eventos promovidos, quer pelo movimento associativo quer pelas juntas de freguesia, apoiados pelo município, que acrescentam qualidade e engrandecem a oferta do território, como referiu o presidente da Câmara.

A cerimónia de apresentação foi intercalada por momentos musicais ao vivo, com a participação quer de artistas em nome individual, quer em grupo.

Partilhar