AMARANTE: Universidades Seniores de Amarante e Vila Meã cantaram as janeiras a idosos do concelho [C/AUDIO]

As Universidades Seniores de Amarante e Vila Meã levaram a tradição das janeiras a grupos de idosos do concelho., numa iniciativa integrada no Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Câmara Municipal de Amarante.

Ao contrário de edições anteriores, este ano os idosos foram concentrados em três pontos distintos do concelho para assistir ao vivo a uma tradição secular.

“Para reunir e para chegarmos a todos, este ano decidimos este modelo diferente, que foi aqui em três pontos do concelho. Primeiro foi em Bustelo, depois em Vila Chã do Marão, e hoje aqui em Figueiró, na União de Freguesias”.

“É uma forma diferente, mas com o mesmo espírito, que é um espírito de levar um bocadinho mais, de encher os corações, e levar um sorriso a quem muito deu à nossa sociedade, à nossa comunidade”, explicou o vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante, António Jorge Ricardo.

As Tunas das Universidades Seniores de Amarante e Vila Meã assumiram a tarefa de proporcionar esta experiência cultural, boa disposição e momentos de convívio a cerca de duas centenas de cidadãos do concelho, e ainda houve tempo para cantar os parabéns a quem, por coincidência, celebrava o aniversário neste dia.

“Às Universidades Seniores, Polos de Vila Meã e Amarante, agradecemos este espírito de solidariedade e de comunhão, e este espírito de ir junto daquelas pessoas que às vezes se sentem mais sozinhas, mais isoladas, foi esse o motivo que nos levou a esta iniciativa. Portanto, acho que é uma boa iniciativa, como aqui se provou, ver o sorriso das pessoas, olhando os olhos das pessoas, acho que isso é o mais importante, e ver que há pequenas iniciativas que se tornam em grandes iniciativas”, acrescentou.

Esta iniciativa tem a parceria da GNR através do Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança.

“A GNR tem um papel relevante e, temos aqui à volta de 100 idosos que estão dentro deste programa”, conclui.

Combater o isolamento e a solidão, incentivar o envelhecimento ativo e proporcionar experiências culturais, sociais e educacionais, é uma das missões destes eventos.

Partilhar