AMARANTE: Redescoberta antiga ponte medieval de Santa Luzia

O Serviço de Arqueologia do Município de Amarante anunciou a redescoberta de um dos mais antigos testemunhos da história urbana da cidade: a antiga Ponte de Santa Luzia, uma estrutura medieval de grande valor patrimonial, muito semelhante à conhecida Ponte do Arquinho.

Segundo a autarquia, estas duas pontes, juntamente com os alicerces da antiga Ponte de Amarante, representam os únicos vestígios medievais atualmente identificados na cidade, revelando a sua origem e importância enquanto ponto de passagem e via de comunicação desde tempos remotos.

A Ponte de Santa Luzia, que outrora ligava as ruas do Seixedo e Carlos Amarante (antiga Rua da Ordem), erguia-se sobre a Ribeira de Real, também conhecida como Ribeira de Santa Luzia.

No início do século XX, o avanço urbano levou à encanação da ponte e da ribeira, operação que permitiu a criação do atual Largo de Santa Luzia e das ruas João Pinto Ribeiro e Manuel Monterroso.

Com o passar das décadas, a estrutura acabou por desaparecer da memória coletiva, sendo apenas mencionada pelo arqueólogo José de Pinho em 1934 e novamente referida em 2017 num inventário patrimonial.

Durante uma recente visita técnica, os arqueólogos confirmaram a boa conservação da estrutura, que mantém o seu arco de volta perfeita, onde ainda se observam marcas de canteiro, incluindo símbolos cruciformes, em forma de lira e de “S”.

Parte do arco encontra-se hoje integrada num muro de alvenaria granítica construído na primeira metade do século XX, correspondente a uma antiga conduta de água.

O Município de Amarante anunciou que irá recolher mais elementos arqueológicos e implementar medidas de conservação e salvaguarda da ponte. Estão também a ser preparadas iniciativas de divulgação que permitirão à população visitar e conhecer este importante testemunho da história medieval da cidade.

Partilhar