O Município de Amarante distingui 84 entidades na Gala “Amarante + Social”, no âmbito do 10º aniversário da Campanha Amarante de Igual para Igual.
No evento, que decorreu no Amarante Cine-Teatro, as instituições que trabalham de perto com diferentes franjas da população viram reconhecido o trabalho que desenvolvem em colaboração com a autarquia amarantina.
Para o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, a Gala Amarante + Social foi uma forma de “dizer obrigado” a quem merece essa gratidão.
“Aquilo que vivemos, não só no país, mas a nível planetário, leva-nos a dizer que a ação social tem de ser um dos eixos principais de qualquer nação, de qualquer autarquia e de qualquer região. A estas 84 entidades que hoje aqui foram distinguidas, de uma forma singela, nós quisemos dizer obrigado, porque muitas vezes nos vamos esquecendo de dizer obrigado a quem realmente merece a nossa gratidão”, referiu.
O Centro Pastoral de Amarante encontra-se em funcionamento desde outubro de 2003 e, desde então, tem vindo a apoiar diversos grupos de população, designadamente mulheres, crianças, jovens, idosos, entre outros, através de atividades de informação e animação, socioeducativas e culturais e apoio económico a famílias carenciadas.
O Pároco de S. Gonçalo, José Manuel Ferreira, viu na gala Amarante + Solidária um ato de agradecimento, mas também de compromisso.
“O trabalho que se vai fazendo, a maior parte das vezes é um trabalho simples, na reta guarda, atrás da porta, atrás da cortina, não se vê, e, hoje, de uma certa forma, revemo-nos aqueles que trabalhamos nestas áreas sociais. Creio que o sentimento geral será de gratidão. Depois também a alegria, a alegria de fazermos aquilo que fazemos com gosto e fazemos bem, e fazemos para o bem das pessoas”, salientou.
Outro espaço da pastoral que trabalha na área social é o Centro Social e Cultural da Paróquia do Divino Salvador de Real, em Vila Meã, e também esta entidade viu reconhecido o trabalho que realiza.
“Estou agradecido, porque o trabalho do Centro Social é um trabalho diário, muitas vezes cansativo e por vezes também escondido. É uma missão fundamental a missão do cristão, de trabalhar também para a sociedade e para o bem da sociedade”, afirmou o padre Maximiliano Arrigo.
Inserida no décimo aniversário da campanha “Amarante de Igual para Igual”, esta gala veio distinguir aqueles que diariamente estão no terreno, e ajudam o município na resposta às populações.
“Também foi para celebrar esses dez anos desta campanha que trabalha temas tão diversos, mas tão importantes como a violência doméstica, a discriminação e a igualdade de género, que quisemos deixar esta marca e distinguir aqueles que nos ajudam e estão todos os dias no terreno”, notou o vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante e vereador com o pelouro do Desenvolvimento e Coesão Social.
O evento teve ainda uma parte festiva com a atuação do cantor Noble e de vários outros grupos do concelho.