AMARANTE: Associação PROGREDIR constrói estrutura de apoio a idosos do Marão Ocidental [C/AUDIO]

A PROGREDIR – Associação Para O Desenvolvimento do Marão Ocidental está a construir uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). A obra, no valor de 2,5 milhões de euros, arrancou em dezembro de 2023 e deverá ficar concluída no segundo semestre do corrente ano.

O projeto da associação, formada em 1995, visa dar apoio de retaguarda e suprir as necessidades dos idosos das comunidades de Ansiães, Aboadela, Bustelo, Candemil, Sanche e Várzea, no concelho de Amarante

“Nós começamos por dar apoio a 5, 6, 10, 12 pessoas e neste momento já estamos a dar apoio a 37 utentes. Tratamos da higiene pessoal, da limpeza da habitação, da alimentação e acompanhámos as pessoas a consultas médicas. Agora temos em andamento a obra de construção de um lar, que vai ter centro de dia e apoio domiciliário. A conclusão está prevista para agosto ou setembro”, diz Inês Gomes, presidente da PROGREDIR.

O projeto, financiado pelo programa PARES 3.0 em 1,5 milhões de euros e pelo Municipio de Amarante em 200 mil euros, representa um investimento total de 2,5 milhões de euros.

“A associação tinha algum dinheiro e temos neste momento um empréstimo. Já andamos a fazer a angariação de fundos para tentar que o empréstimo o menor impacto possível, mas ainda está na volta de um milhão de euros”, acrescenta.

A infraestrutura vai ter capacidade para 30 utentes em regime de lar, 15 em regime de centro de dia e 40 em regime de apoio domiciliário.

“Esperamos que a população passe a ser mais solidária connosco porque temos alguma dificuldade. O ditado é antigo, ‘os santos da terra não fazem milagres’. A nossa população é maioritariamente idosa e os idosos estão bastantes desamparados porque os familiares emigraram ou trabalham fora. É muito importante a infraestrutura para aquelas localidades, sem dúvida alguma”, salienta.

A associação lançou no mês de janeiro uma campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar 5 mil euros para ajudar a pagar as prestações do empréstimo bancário do ano. A campanha termina, esta sexta-feira, dia 31 de janeiro.

Partilhar