A secção de voleibol feminino da Casa do Benfica do Marco vai ter mais um escalão a competir, na temporada 2024/2025, nas provas da Associação de Voleibol do Porto (AVP).
O clube do concelho do Marco de Canaveses criou uma equipa de Cadetes que acolhe as atletas que, por limite de idade, tiveram de deixar a equipa de iniciadas.
As 70 jogadores da Casa do Benfica do Marco estão ainda divididas pelos escalões de infantis e minis, sendo que estas apenas participarão, pontualmente, em alguns jogos e torneios.
“Os treinos começaram em setembro, mas as competições arrancam este mês. Temos mais um escalão, que são as Cadetes, que recebem as iniciadas que subiram. Vamos ter três escalões a competir nos campeonatos da Associação de Voleibol do Porto, que são Infantis, as Iniciadas e as Cadetes. Teremos também as Minis, que farão alguns jogos esporadicamente e participarão em alguns torneios”, explicou José Augusto Pereira, presidente do clube.
Esta temporada, a formação encarnada passou a ter também um polo de captação de atletas no Pavilhão da Escola Secundária de Alpendorada.
José Augusto Pereira justifica a opção pela necessidade de descentralizar o local de treinos para que “as meninas do baixo concelho” também possam ter a oportunidade de praticar a modalidade, porque “não é fácil virem treinar ao Marco”.
O dirigente revela que é objetivo da Casa do Benfica do Marco constituir uma equipa sénior “dentro de cinco, seis anos”. Por isso, a aposta na formação “desde a base”, sob a orientação de “quatro treinadores, um por cada escalão”.
“Nem sempre é fácil arranjar treinadores de voleibol, mas felizmente conseguimos, para já, estes quatro. Temos tido também alguns estagiários a colaborar connosco, que podem, no futuro, enveredar também pela carreira de treinador”, adianta.
A temporada anterior foi a primeira da vida do clube e José Augusto Pereira fez um balanço “muito positivo” da forma como decorreu, destacando, para além dos resultados obtidos por todos os escalões nas competições da AVP, o primeiro lugar alcançado pela equipa de Infantis na 11ª edição do ‘AMB Volleyball Cup’, um dos maiores torneios de Voleibol juvenil do Mundo, que decorreu no passado mês de julho, em Espinho.