MARCO DE CANAVESES: Freguesia de Vila Boa do Bispo reconhecida no âmbito do Programa URBACT

Vila Boa do Bispo foi recentemente distinguida com o Selo de Boa Prática no âmbito do programa europeu URBACT, que valoriza iniciativas de cidades e vilas que promovem o desenvolvimento urbano sustentável e colaborativo.

O reconhecimento foi formalizado durante a reunião do Comité de Monitorização da URBACT em Veszprém, Hungria, a 29 de outubro de 2024, onde foram selecionadas 116 boas práticas entre 249 candidaturas de toda a Europa.

A Estratégia de Smart Village de Vila Boa do Bispo, designada de #VBB_ZERO, destaca-se pela promoção de uma comunidade mais verde, inclusiva e inteligente.

Esta abordagem visa o desenvolvimento sustentável e está alinhada com os objetivos europeus, abordando a transição para uma economia circular e de baixas emissões de carbono, o envolvimento cívico e a inclusão social.

Com um modelo integrador e participativo, a iniciativa foca-se em três pilares fundamentais: Ação Climática, Impactos de Longo Prazo e Envolvimento da Juventude.

Desde o seu lançamento em 2020, a Estratégia #VBB_ZERO já impactou diretamente a comunidade de Vila Boa do Bispo, com projetos como a preservação de recursos naturais, iniciativas de reciclagem e recolha diferenciada de resíduo, a criação de uma comunidade de energia renovável em parceria com os Bombeiros Voluntários e a Casa do Povo e até a disponibilização de bicicletas elétricas à população.

Outras colaborações internacionais, como a participação ativa na Rede Europeia de Territórios Rurais Empenhados na Transição Energética – RURENER – têm impulsionado a partilha de boas práticas e soluções inovadoras para a transição energética nas áreas rurais.

“Sermos distinguidos pela URBACT é uma confirmação do nosso compromisso com um futuro mais sustentável e inclusivo. Esta estratégia é um esforço conjunto, que envolve toda a comunidade e parceiros locais e europeus, para tornar Vila Boa do Bispo num exemplo de inovação e sustentabilidade”, refere a presidente da junta, Fátima Cerqueira.

“Queremos continuar a dar passos firmes neste plano e estamos a avançar já com a formalização dos Conselhos Vilaboenses de Sustentabilidade e Ambiente para assegurar proximidade e representatividade de toda a comunidade nas decisões da Junta de Freguesia”, acrescenta.

Este reconhecimento enquanto Boa Prática permitirá a Vila Boa do Bispo partilhar a sua experiência com outras comunidades europeias e representa uma oportunidade de visibilidade e colaboração no URBACT City Festival, que decorrerá de 8 a 10 de abril de 2025, em Wroclaw, Polónia, projetando a freguesia internacionalmente como a única freguesia portuguesa a receber este reconhecimento da Comissão Europeia.

Partilhar