FUTEBOL: Vitorino Antunes. “O jogador já lá vai, agora quero que olhem para mim como treinador” [C/AUDIO]

O SC Freamunde oficializou na terça-feira, 7 de outubro, a contratação de Vitorino Antunes como novo treinador da equipa sénior, que compete na Série 1 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AF Porto). O ex-lateral da seleção nacional falou à MARCOENSE FM sobre a nova etapa na carreira.

Esta será a primeira experiência de Antunes ao comando de um plantel sénior, depois de uma curta passagem pela formação dos sub-15 do clube. Sucede a Mauro Silva, que deixou o cargo no passado domingo, após o empate frente ao FC Termas de São Vicente.

O técnico, de 38 anos, que terminou a carreira de jogador na última época ao serviço do FC Paços de Ferreira, regressa agora ao emblema da sua terra natal para iniciar um novo capítulo.

“Já tinha sido um sentimento especial entrar na formação e treinar os sub-15, porque criámos uma afinidade muito boa. Deixou-me pena ter de sair, mas, já nessa altura, foi um orgulho voltar a casa”, afirmou.

Recordando o início da carreira, o técnico destacou a ligação emocional ao clube: “Iniciei a minha formação como jogador no Freamunde e agora começo a minha formação como treinador também aqui. Espero que esta etapa seja tão boa como foi enquanto jogador”.

O antigo internacional português, que representou clubes como Sporting, Roma, Málaga, Dínamo de Kiev e Getafe, sublinha que encara esta oportunidade como o verdadeiro início da sua nova caminhada.

“O Antunes como jogador foi uma pessoa, o Antunes como treinador é uma pessoa completamente diferente, porque ainda não sou ninguém nesta profissão. Estou a tentar escrever a minha carreira, as minhas novas páginas enquanto treinador. Aquilo que foi o passado já lá vai. Agora é o Antunes treinador, e é assim que quero que olhem para mim”, vincou.

Questionado sobre as expectativas para este desafio, Antunes revelou que a direção, liderada por Rui Vingança, lhe pediu “simplesmente para dar o melhor e fazer acreditar os jogadores”. Explicou ainda que pretende incutir na equipa o espírito característico do clube.

“Quero mostrar-lhes o que é o ADN do Freamunde, o esforço, a dedicação e o compromisso. Claro que queremos aliar isso a bom futebol e ir jogo a jogo, conquistando pontos. O objetivo é sempre jogar para ganhar em qualquer campo”, adiantou.

Rui Vingança, presidente do SC Freamunde, e Vitorino Antunes

Quanto à possibilidade de lutar pela subida de divisão, o treinador preferiu manter o foco no presente: “O Freamunde tem de entrar para ganhar todos os jogos, porque é a equipa do campeonato com mais história. Agora estamos numa posição atrasada e o objetivo é recuperar pontos, com a mentalidade de vencer sempre, respeitando todos os adversários”.

Sobre o grupo de trabalho, mostrou confiança total: “Acredito muito na qualidade destes jogadores. Conheço-os bem e sei o potencial que têm. Se melhorarmos alguns aspetos táticos e de compromisso, estaremos mais perto de ganhar”.

A estreia oficial de Vitorino Antunes no comando técnico dos “capões” está agendada para domingo, 12 de outubro, na receção ao Leverense. O treinador garante que a equipa entrará determinada: “Vamos entrar com tudo para ganhar o jogo e oferecer a vitória aos adeptos e a nós próprios, que trabalhamos durante a semana para isso”.

Equipa técnica do SC Freamunde: Jorge Ferreira, Paulo Dias, Vitorino Antunes e Juvenal Brandão

A nova equipa técnica do SC Freamunde contará ainda com Juvenal Brandão e Jorge Ferreira, como adjuntos, e Paulo Dias na função de treinador de guarda-redes.

Com sete pontos em cinco jornadas, ocupa atualmente o oitavo lugar da tabela classificativa.

Partilhar