São Lourenço do Douro, ADC Várzea do Douro e GD Livração, os sobreviventes do concelho do Marco de Canaveses na Taça da Associação de Futebol do Porto (AF Porto), já conhecem os respetivos adversários para a 3.ª eliminatória da prova, agendada para 24 de novembro.
O São Lourenço do Douro (Divisão de Elite) vai receber o Gondim Maia (Divisão Honra), no Estádio Coronel Mora Bessa. A equipa maiata volta a encontrar um adversário marcoense depois de, na ronda anterior, ter afastado o FC Vila Boa do Bispo, nas grandes penalidades.
Caso consiga ultrapassar esta eliminatória, o São Lourenço do Douro terá depois de visitar o reduto do vencedor da partida entre Pedras Rubras e São Martinho.
O ADC Várzea do Douro terá de deslocar-se ao Campo da Belavista para enfrentar o SC Rio de Moinhos.
As duas equipas voltam a encontrar-se depois de, no passado dia 29 de setembro, o conjunto duriense ter vencido no mesmo recinto, mas para a 4.ª jornada da Série 3 da Divisão de Honra. Essa é, até ao momento, a única derrota do emblema de Penafiel na temporada.
O ADC Várzea do Douro, em caso de vitória, jogará na fase seguinte, em casa, diante o Vila Meã ou Varziela.
O GD Livração (Divisão de Honra) terá de ir até ao concelho de Paredes medir forças com o FC Cête (Divisão de Elite). Caso se qualifique para a quarta eliminatória, o emblema livracense jogará no terreno do Lustosa ou dos Leões Valboenses.
A terceira ronda da taça distrital já contará com a presença dos clubes da Liga Pro, o principal escalão da associação portuense. Dos 32 jogos, destaque para alguns dérbis da região:
Freixo Cima – Aliados Lordelo
Águias Eiriz – Vila Caiz
Barrosas – Boelhe
Lixa – Baião
Termas São Vicente – Freamunde
Vila Meã – Varziela
A lista completa de jogos abaixo: