Tâmega e Sousa: Partilhas de Boas Práticas em Educação em debate online

IV Encontro_2022.06.27

“O contributo do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar no Tâmega e Sousa (PIICIE do Tâmega e Sousa) na transformação digital” é o tema do IV Encontro de Partilhas de Boas Práticas em Educação, a realizar esta terça-feira, em formato online, das 13:45 e as 17:00.

A iniciativa da CIM Tâmega e Sousa em articulação com a Câmara Municipal do Marco de Canaveses e o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães (CFAE MarcoCinfães), insere-se na “estratégia educativa” do projeto TâmegaSousa Educa [acreditamos em ti].

O programa, que tem por base a partilha de boas práticas e experiências junto dos líderes educativos da região, coloca em debate a questão da transformação digital e da utilização da tecnologia ao serviço da educação.

O PIICIE do Tâmega e Sousa contemplou duas ações de integração da tecnologia nos processos de ensino: a dinamização de atividades de programação e robótica e a criação de ambientes educativos inovadores – as designadas salas educativas do futuro.

No quadro deste Plano foram também ministradas ações de capacitação de docentes que tiveram por objetivo desenvolver competências necessárias à efetiva integração da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem, fomentar a criação de conteúdos educativos digitais para o ensino e identificar cenários de inovação pedagógica com o uso de tecnologias móveis e espaços de aprendizagem flexíveis.

Assim, neste Encontro, que irá reunir um conjunto de especialistas académicos e institucionais ligados à educação e, mais concretamente, à educação digital, pretende-se refletir sobre o contributo deste Plano no desenvolvimento de competências digitais dos alunos e dos docentes e na implementação de metodologias de educação STEAM, um modelo de ensino focado em cinco disciplinas fundamentais: ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.