Marco de Canaveses: X Festival de Percursos Pedestres apresenta algumas novidades [C/AUDIO]

AARO_2024.04.24

O X Festival de Percursos Pedestres do Marco de Canaveses, sob o lema “Caminhar pelo Desporto e pela Natureza”, vai realizar-se a 19 de maio e com novidades no programa.

 

A Secção de Pedestrianismo da Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO) pretende proporcionar uma melhor experiência a todos os participantes, segundo o presidente Arménio Moura.

“O grande intuito é promover, ao máximo, os trilhos que temos aqui, mas com algumas novidades. Este ano vamos incluir o PR 4, que é pertencente às terras de Baião, embora apanhe algumas de Marco de Canaveses e essa é uma das novidades. A outra tem a ver com a abertura, apenas, dos percursos pares (dois, quatro, seis e oito)”, disse.

“Ao longo dos anos tentamos proporcionar o melhor possível, mas entendemos que há algumas lacunas em termos de apoio humano e logístico. O nosso intuito é proporcionar uma melhor experiência, estarmos mais próximos dos caminheiros e ter mais pessoas no apoio ao staff. Uma das formas é reduzir aos percursos que irão estar
abertos e aí as pessoas irão ter mais apoio e uma experiência mais envolvente”, acrescentou.


A abertura do secretariado será no Pavilhão da EB 2,3 de Marco de Canaveses, pelas 8:00. Os participantes, para além de poderem optar pelo percurso que pretendem conhecer ou redescobrir, poderão também, no final da caminhada, visitar uma exposição onde outras associações e clubes irão divulgar e partilhar as suas atividades e o seu trabalho, assim como conhecer um pouco mais sobre a região.

A associação espera chegar aos 400 participantes e as inscrições podem ser efetuadas através dos canais habituais, como refere Arménio Moura.

“As pessoas têm um formulário e depois podem escolher o PR que pretendem fazer. Está lá toda a ficha técnica discriminada e podem fazer através dos elementos da Associação dos Amigos do Rio Ovelha. Pretendemos que seja um processo mais célere e trazer o maior número de pessoas”, explicou.


À semelhança da edição anterior a animação está garantida, assim como um almoço no final da caminhada com todos os participantes.