Marco de Canaveses: Nova adutora da Ponte de Canaveses já entrou em funcionamento [C/AUDIO]

AdutoraMCN_2022.06.15

A nova adutora da Ponte de Canaveses, que faz a ligação entre o Bairro do Pisão (Sobretâmega) e os reservatórios de Maria Gil (Tuias), numa extensão de cerca de 3 quilómetros, entrou esta semana em funcionamento.

A intervenção operada através desta empreitada, no valor de um milhão de euros, resulta num novo sistema de bombagem e no aumento da capacidade de armazenamento de água para fazer face ao consumo. Os reservatórios de Maria Gil abastecem cerca de 85% do concelho de Marco de Canaveses.

Para Bruno Magalhães, Vereador com o Pelouro do Ambiente e Obras Públicas da autarquia marcoense, “esta é uma obra estruturante” para melhorar o sistema de distribuição a todo o município.

“Ela foi pensada para os próximos 40 a 50 anos. Os cinco reservatórios têm agora uma capacidade de reserva de 3500000 de litros de água, o correspondente a 3.500 metros cúbicos”, realça.

A nova adutora em FFD DN350 permite, também, alguma folga ao sistema de bombagem, que antes operava as 24:00 do dia.

reservatoriosMCN_2022.06.15

“Estamos a falar de uma conduta nova que atravessa a ponte e cujo sistema está preparado para dar alguma folga aos grupos de bombagem, para que tenham maior durabilidade”, acrescenta.

Ainda segundo o vereador, dos depósitos de Maria Gil “sai 80 a 85% da água que é consumida em todo o concelho” de Marco de Canaveses.

Entretanto o Município prepara novo investimento nas redes de abastecimento de água e saneamento, tendo feito aprovar em reunião de Câmara uma revisão orçamental, que será submetida á aprovação da Assembleia Municipal, do dia 27 de junho.

Trata-se de um investimento de 1,5 milhões de euros, dos quais “um milhão na freguesia de Santo Isidoro e Livração. Os restantes 500 mil euros serão investidos num conjunto de intervenções noutras freguesias”, conclui.

 


Bruno Magalhães | Vereador com o pelouro do Ambiente e Obras Públicas da Câmara Municipal do Marco de Canaveses