Marco de Canaveses: Guardiões do Castro de Arados promovem acampamento cultural [C/AUDIO]

CastroArados_2022.06.28

Os Guardiões do Castro de Arados promovem um acampamento cultural no Engenho do Linho, em Alpendorada, nos dias 1, 2 e 3 de julho.

O programa prevê um conjunto diversificado de iniciativas como música, livros, jogos, poesia e artesanato.

“Alertar para o estado avançado de degradação e destruição” dos monumentos classificados da freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, é o principal objetivo, salienta Serafim Oliveira, o porta-voz dos Guardiões do Castro de Arados.

De acordo com o responsável, “o Castro de Arados é um castro do período proto-histórico, que ficou abandonado após algumas explorações realizadas no início do Século XX. Ultimamente tem sido barbaramente destruído com desportos motorizados e veículos motorizados que frequentam aquela”.

“Ao mesmo tempo acompanhamos a situação de outros monumentos que existem aqui e estão quase sempre em estado de abandono e degradação”, acrescenta.


No dia 1 de julho, abertura do acampamento cultural com uma fogueira e café ao lume, às 21:00. A noite termina com música ao vivo.

Nos dias 2 e 3 de julho, o programa prossegue com outras atividades, sendo de destaca a apresentação de livros, jogos populares e um serão de poesia com o grupo felgueirense “Barracão de Cultura”.

“Eles têm por hábito fazer esta atividade, uma vez por mês. Como nós temos partilhado ideias e outras atividades, então resolveram fazer aqui um serão de poesia para ver se criamos esses hábitos no baixo concelho”, salienta.


A caminhada “Percurso da Pedra” e visita ao Museu da Pedra, em Alpendorada, no domingo, encerra o programa deste primeiro acampamento cultural.