Marco de Canaveses: FLIM arranca com comemoração do Dia Mundial da Criança [C/AUDIO]

DiaCrianca_2022.06.01

A comemoração do Dia Mundial da Criança marcou a abertura oficial do Festival Literário do Marco (FLIM), esta quarta-feira, no espaço do Mercado Municipal.

A iniciativa do Município estava prevista para a Alameda Dr. Miranda da Rocha mas acabou por ser alterada, devido às condições meteorológicas.

Centenas de crianças das escolas do concelho visitaram o “Mercado dos Sonhos”, onde as esperava um programa repleto de atividades com insufláveis, jogos e pipocas.

“Não há melhor forma de começar este festival literário, do que trazermos até nós as crianças para comemorar o Dia Mundial da Criança. Temos aqui um conjunto de divertimentos, desde insufláveis, pinturas faciais, jogos e pipocas. No fundo é tudo aquilo que as nossas crianças querem e gostam. Não há nada melhor do que vermos as nossas crianças felizes naquele que é o seu dia”, referiu Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.


O Mercado dos Sonhos vai estar aberto até às 18:00 do próximo domingo, dia 5 de junho.

A autarca convida os pais, avós e todas aquelas crianças que hoje não tiveram a oportunidade de estar neste espaço, para o fazerem até ao final de semana.
“Tudo aquilo que queremos proporcionar às nossas crianças estará disponível. Contamos com os marcoenses neste espaço”.

O Festival Literário do Marco dedicado à promoção da leitura e apresentação de livros, é complementado com um conjunto de atividades pedagógicas, a realização do II Concurso Literário Artístico FLIM e o espaço À Conversa Com…, que este ano tem como convidados a apresentadora Catarina Furtado e Rui Zink.

Este é o primeiro grande evento organizado pelo Município depois da pandemia, e uma tentativa de regressar à normalidade.

“Os marcoenses querem voltar à normalidade, querem ter acesso às festas, à cultura e à poesia. Vamos ter o teatro da Artâmega e um vasto conjunto de momentos culturais, com a presença de figuras a nível nacional, como é o caso da Catarina Furtado e do Rui Zink”.

“Queremos continuar a projetar o Marco de Canaveses na área da cultura e da escrita”, vincou.


O programa desenhado para esta segunda edição do FLIM compreende horários para a generalidade do público. Há atividades que vão decorrer durante o dia e à noite, no Emergente Centro Cultural.

As expetativas são altas. Temos um cartaz apelativo, e momentos em que, de certeza absoluta, vamos conseguir chegar a todos os públicos alvo”, concluiu.


Os espetáculos do FLIM são todos de entrada gratuita.