Marco de Canaveses: Dolmen promove congresso “A Digitalização ao Serviço do Desenvolvimento dos Territórios Rurais [C/AUDIO]

Desagro_2022.06.21

A Digitalização ao Serviço do Desenvolvimento dos Territórios Rurais é o lema do congresso que a cooperativa Dolmen vai realizar em Marco de Canaveses, no dia 24 de junho, no âmbito do encerramento do projeto Desagro 4.0.

Esta ação vai centrar-se na importância da incorporação de modelos de negócio inteligentes nos setores do agroalimentar e agroindustrial, ajustados à realidade infraestrutural, tendo em vista o aumento da produtividade e a redução dos custos de atividade.

O projeto Desagro4.0 teve como principais objetivos “fazer um diagnóstico daquilo que são os modelos atuais de negócio dos setores mais emblemáticos na área do agroalimentar e agroindustrial e, depois desse diagnóstico, fizemos o trabalho de mapeamento das novas tecnologias aplicadas a esses setores e também a estruturação daquilo que pode ser a mais-valia de demonstrar aos nossos empresários a viabilidade económico-financeira em resultado da possível adoção dessas novas tecnologias”, explica Elsa Pinheiro, coordenadora técnica da Dolmen.

“No fundo é o trabalho de identificação daquilo que pode ser um elemento facilitador dos nossos empresários e também de aumento da rentabilidade do seu próprio negócio”, acrescenta.


O programa, a decorrer ao longo de todo o dia, vai dividir-se entre o Emergente Centro Cultural, para onde está prevista “uma mesa redonda com uma série de individualidades quer ao nível da responsabilidade de gestão de fundos comunitários, quer representantes das instituições de ensino superior que também foram nossas parceiras deste projeto, bem como exemplos de alguns empresários que já tem em aplicação nos seus negócios algumas das tecnologias que foram identificadas no projeto”, e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco (EPAMAC), onde terá lugar uma mostra tecnológica e sessão de demonstração em campo, para que “as pessoas possam percebe in loco, as funcionalidades e os desafios deste projeto”, conclui.


A abertura está marcada para as 9:30, no Emergente Centro Cultural do Marco, com a intervenção da presidente da Dolmen, CRL. e da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

Às 15:00 tem início a demonstração em campo, na EPAMAC.