FUTEBOL: Vítor Pacheco assume candidatura do FC Lixa à subida de divisão: “Se dissesse o contrário, não nos levariam a sério”. [C/AUDIO].

VitorPacheco_2022.06.11

O novo treinador do FC Lixa, Vitor Pacheco, assume que o emblema azul e branco tem como objetivo para a nova temporada conquistar o título de campeão da Divisão de Honra da Associarão de Futebol do Porto (AFP) e regressar à Elite.

O técnico, natural do concelho de Felgueiras, confessa que foi “uma honra e um privilégio muito grande” ter sido o escolhido para o desafio de tentar devolver o FC Lixa “a patamares condizentes com a sua história”.

“Foi com muita alegria que recebi o convite e foi muito fácil chegarmos a um entendimento. As expetativas são muito elevadas e espero poder contribuir para que o trabalho que foi feito pela direção, em termos de credibilização do clube, tenha o sucesso desportivo que as pessoas, pelo esforço que fizeram, merecem”, afirmou.


Vítor Pacheco assume explicitamente que o FC Lixa partirá para a época 2022/2023 com o objetivo “de ser campeão” e de regressar à Divisão de Elite AF Porto.

“Se eu dissesse o contrário, poucos nos levariam a sério. Não há volta a dar. O Lixa é um candidato, como serão outros, e parte para este campeonato com a clara intenção de ser campeão e de voltar ao patamar mínimo em que um clube desta dimensão deve estar”, vincou.


“Agora sabemos a responsabilidade que isso traz e todos aqueles que fizerem parte desta estrutura têm que estar preparados para saber conviver com essa responsabilidade e estar cientes que todos os adversários vão ter uma vontade muito grande de nos ganhar. E nós temos de ter a capacidade de igualar esses mesmos adversários em termos daquilo que for a ambição, a determinação, porque só assim poderemos alcançar esse objetivo”, sustenta.

Apesar da despromoção da época passada, o novo treinador do FC Lixa considera que o plantel não necessitará de uma profunda reestruturação, anunciando mesmo a renovação com “14 jogadores”.


“Neste momento temos 14 renovações acertadas. Se houver a possibilidade de criar uma equipa de sub-23, para ter como retaguarda, com jovens de qualidade, da Lixa, a nossa ideia passará por ter um plantel de 20 jogadores. Não havendo essa possibilidades, teremos de ter um plantel com 24/25, e aí teremos que reforçar com mais. Por isso, acreditando que o clube vai avançar com o projeto de sub-23, a ideia será, com as 14 renovações, irmos buscar seis jogadores que venham acrescentar qualidade há muita que já temos”, adiantou.

EquipatecnicaLixa_2022.06.04

Vítor Pacheco vai assumir o leme do FC Lixa, tendo Domingos Cristiano, ex-treinador do Freixo de Cima, e André Teixeira, que transita da equipa B, como adjuntos.

Na época que terminou, o técnico, de 42 anos, esteve ao serviço do SC Rio Moinhos. Orientou a formação penafidelense apenas nos últimos seis jogos do campeonato. Anteriormente, comandou o Pica, clube de Fafe, do principal escalão da Associação de Futebol de Braga. Conta ainda com passagens, entre outros, por Serzedelo, Barrosas e Caçadores das Taipas.